© 2018 Holos Consultores

Boletim informativo da Holos Consultores n. 45 - ano 12 - Junho 2017

Editorial

 

7 comportamentos que os profissionais devem evitar no trabalho

 

Conseguir um emprego não é tarefa fácil, mas mantê-lo pode ser mais difícil ainda.

Muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa. Passar de 6 a 10 horas diárias com os colegas de trabalho pode dar uma falsa impressão de intimidade familiar e esse é um dos maiores perigos que um profissional pode correr. Existem alguns comportamentos que devem ser evitados no local de trabalho, tais como fofocas e falta de postura. Para conhecer essas e outras atitudes inadequadas no ambiente corporativo veja as opiniões de alguns especialistas:

 

  1. Esquecer que as pessoas têm emoções

Homens com comportamento explosivo e mulheres que têm TPMs intensas fiquem em alerta: "o descontrole emocional pode destruir uma carreira", diz Alessandro Bender. A grande maioria das pessoas é movida pelas emoções, quando você desconta suas frustrações em alguém, essa pessoa pode revidar. Nesse caso o diálogo é a melhor forma de resolver as crises. Não projetar nos outros suas expectativas nem ser muito exigente consigo mesmo é um bom caminho para uma vida profissional saudável.

 

  1. Tratar seus superiores de igual para igual

Hierarquia é sempre hierarquia. Além dos superiores por cargo, ainda existem as pessoas que são importantes para manter o seu emprego e que devem ser tratadas com a maior formalidade possível. Toda organização tem uma rede de relacionamentos que precisa ser observada. "É necessária atenção aos indivíduos Beta, que obtém privilégios a partir de contatos com os indivíduos Alpha. Uma pessoa Beta pode prejudicar mais a sua carreira que uma pessoa Alpha, fique atento à rede de relacionamentos dos profissionais Beta para não correr o risco de ter problemas", complementa o consultor Alessandro Bender. Você não precisa ter medo dos seus superiores. Tenha com ele conversas francas, olhos nos olhos. Mantenha sempre o tom da voz amigável e o aperto de mão firme. Dessa forma você demonstrará segurança. Seja um bom funcionário, tome iniciativas em projetos e faça sugestões em reuniões. Demonstre liderança e não se acomode, pois você pode ir mais longe.

 

  1. Menosprezar o seu trabalho ou o dos colegas

Segundo Alessandro, trabalhar e aparentar que faz com facilidade tudo o que é demandado pode se tornar uma "faca de dois gumes". Seus colegas e superiores devem saber do seu esforço e dedicação para valorizá-lo. Embora o reverso dessa moeda também deva ser evitado, como fazer papel de sofrimento a cada tarefa delegada a você, também pode ser prejudicial. Não diga também que o trabalho dos outros é moleza e que você faria bem melhor. Evite opinar numa área que não é a sua, não tente discutir o que você não sabe. Se houver um problema administrativo na empresa deixe que o administrativo cuide disso. Ser o "Sr. Sabe Tudo" pode gerar incomodo entre seus colegas e seus superiores.

 

  1. Deixar para amanhã o que dá para fazer hoje

"O principal ponto de avaliação dos gestores é o desempenho. E o não cumprimento de prazos e metas é um dos comportamentos mais inaceitáveis pelo olhar deles", comenta Cíntia Bortotto. Entregue suas atividades dentro do prazo e não se descuide da qualidade. A falta de comprometimento com as metas e para com a empresa faz do funcionário alguém dispensável e sujeito a uma demissão. Cuide também para não acumular mais tarefas do que você tem capacidade, mantenha os seus objetivos e só ajude os colegas de trabalho se as suas tarefas estiverem cumpridas. Não adianta fazer média e acabar prejudicando o seu serviço.

 

  1. Não admitir os seus erros

Ninguém gosta de errar, mas faz parte da vida e todos sabem disto. É comum as pessoas justificarem os seus erros colocando a culpa em terceiros. Assumir a sua responsabilidade e tentar corrigir o que deu errado é o mais certo. A maioria das pessoas fala que a responsabilidade nunca é delas, foi alguém que não entregou o relatório na hora, ou o sistema que estava fora do ar. Assuma os seus erros e tente resolvê-los, em vez de jogar a responsabilidade nos outros.

 

  1. Falar o que vem a cabeça

Você não deve esquecer que está no local de trabalho e que certos comportamentos e atitudes não são bem vistas. Falar o que vem a cabeça, utilizar de certa informalidade excessiva não é adequado. Evite palavras de baixo calão, fofocas sobre a vida dos colegas e até mesmo aquelas brincadeirinhas - de mau gosto - como apelidos pejorativos e que constrangem seus colegas. Um ambiente de trabalho saudável pode ter brincadeiras, mas tome bastante cuidado.

 

  1. Falta de postura

A postura no local de trabalho deve ser muito priorizada. Você deve cuidar da postura como um todo, uma das mais importantes é a coluna ereta, "a não ser que você tenha algum problema na coluna, andar cabisbaixo e olhando para o chão não passa uma boa sensação para seus colegas", diz Alessandro Bender. Dessa forma parece que você está sempre cansado, desmotivado ou inseguro, entre outras coisas. A postura não está relacionada apenas ao modo como você anda, tem a ver com o seu comportamento em geral. " Normalmente vemos o uso de palavras de baixo calão ou vestimentas inadequadas, denotando um excesso de informalidade", afirma Cíntia Bortotto. Tenha muito cuidado com as roupas que você usa, a não ser que seja a "sexta-feira informal" sempre opte por um look mais sóbrio e formal.

Autor: Desconhecido

 

Enfoque

Leitura interessante para crescimento profissional...

 

DICAS PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL


Importância do Trabalho em Equipe

Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo essa parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo. 

Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.

Trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes. 

O trabalho em equipe é união e amizade em prol de um bem e de um objetivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual.

Segurança...

Você não pode viver sem ela...

 

Regras de Ouro de Segurança e Saúde em Holos Consultores Associados Ltda.

 

PERIGOS DO CEROL.

Segundo o Corpo de Bombeiros, crianças que brincavam com uma pipa puxaram a linha que ficou agarrada em um fio da CEMIG, em Justinópolis.

A brincadeira de soltar pipa com linha encerada com vidro moído, o popular cerol, causou mais uma vítima na região metropolitana de Belo Horizonte, desta vez, em Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves. O motociclista Cláudio Rogério da Silva, de 46 anos, morreu eletrocutado na tarde desta terça-feira (4) depois que um fio de alta-tensão o atingiu na rua Príncipe Duarte, no bairro Flamengo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o cabo se rompeu por causa de uma linha que ficou agarrada na rede elétrica.

Ainda de acordo com a corporação, testemunhas disseram que as crianças que soltavam a pipa no local tentaram puxar o brinquedo depois que ele ficou preso na rede elétrica e, com o esforço, causaram o corte no fio. A vítima estava parada na rua em sua moto debaixo de um poste, mexendo no celular, e foi atingida em cheio.

“Quando cheguei perto do local do acidente, o homem já estava tomando choque. Saía faíscas e fogo na fiação. Infelizmente, não teve como fazer nada para ajudá-lo. Não tinha como chegar perto. O risco era muito grande”, lamentou uma mulher, que trabalha em uma loja próxima da rua Príncipe Duarte e testemunhou a morte do homem. Ela pediu para não ser identificada. Foi ela quem acionou os bombeiros.

A mulher disse ainda que antes da chegada do Corpo de Bombeiros, um homem conseguiu tirar com um pedaço de madeira o fio de cima do corpo do motociclista. “Graças a Deus as crianças também não foram atingidas. Porque o fio ficou lá solto e balançando até a chegada do resgate”, disse.

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local o homem já estava morto. O óbito por eletrocussão foi constatado. Além dos bombeiros, policiais militares e funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estão no local.

Procurada pela reportagem, a Cemig informou que o acidente provocou a queda de energia para consumidores do entorno da rua Príncipe Duarte. "A Cemig está no local para fazer o reparo na rede de distribuição, mas ainda não há previsão para o restabelecimento de energia para os clientes afetados, uma vez que aguarda a perícia da Polícia Civil para executar o serviço", informou a companhia, em nota.

Conforme levantamento da Cemig, de janeiro a abril deste ano, a brincadeira de soltar pipa próximo à rede elétrica já causou 663 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica na área de concessão da companhia em Minas Gerais. Cerca de 240 mil consumidores foram prejudicados por isso em 2017.

 

Fonte: Jornal O Tempo de 04/07/2017

http://www.otempo.com.br/cidades/linha-com-cerol-corta-rede-el%C3%A9trica-e-mata-motociclista-eletrocutado-1.1493199

 

Conheça Melhor...

A HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

 

FAZ PARTE DO CÓDIGO DE ÉTICA DA HOLOS AMBIENTE DE TRABALHO

Devem se empenhar também, em preservar um ambiente de trabalho limpo, saudável, organizado, seguro e produtivo. Evitar barulhos excessivos que perturbem o trabalho dos outros é muito importante.

 

Não são aceitas manifestações de preconceitos, ações, comentários ou qualquer tipo de conduta que possa criar constrangimentos, intimidação ou gerar um ambiente desagradável.

 

 

“CANTINHO DO AMIGO”

Para ler e refletir sobre nossos amigos...

 

6 dicas para manter o bem-estar do pet no frio.

No frio os pets também precisam de cuidados especiais para manterem-se saudáveis. Confira quais são:

 

Não somos só nós que sofremos com as mudanças de temperatura e o clima frio, os peludinhos também. Assim, precisam de cuidados especiais para manterem a saúde em dia nesse período. Separamos, com a ajuda de profissionais, 6 dicas para manter o bem-estar do seu pet durante o inverno:

 

Hidratar sempre: os animais, assim como as pessoas, podem não sentir a necessidade de tomar água com tanta frequência nos dias mais frios. Por isso é importante não descuidar. Incentive e ofereça água limpa e fresca.


Fique atento aos produtos usados no seu pet: muitos produtos feitos para humanos não devem ser utilizados nos pets. “Nem sempre faz mal, mas é necessário ficar alerta”, analisa o médico veterinário Iaran da Silva. O veterinário destaca que é importante sempre optar por produtos pensados e produzidos especialmente para os animais.

 

Atenção aos banhos: os cães e os gatos não devem tomar banho com tanta frequência, isso varia de acordo com a raça e estilo de vida de cada animal. Recorra ao banho à seco ou a lenços umedecidos feitos especialmente para os pets.


Alimentação balanceada: no Brasil o inverno não é muito rigoroso, então não é necessário aumentar a oferta de comida para seu animal de estimação.


Cuidado com as alergias: os peludinhos ficam lindos com roupinhas e adoram dormir com cobertores nessa estação, mas para evitar problemas de saúde, procure itens feitos de algodão e lave tudo com frequência.


Passeios seguros: os pets adoram passeios, porém evite sair em dias muito frios ou com vento muito forte.

 

Autor:  Victoria Bassi

http://revistameupet.uol.com.br/higiene-e-cuidados/frio/4521/

 

O que é um CONSUMIDOR/CEMIG para HOLOS

 

  • O Consumidor/Cemig é a pessoa mais importante em nosso e qualquer tipo de negócio.

  • O Consumidor/Cemig não depende de nós. Nós profissionais e prestadores de serviços é que dependemos dele.

  • O Consumidor/Cemig não interrompe o nosso trabalho. Ele é o propósito do nosso trabalho.

  • O Consumidor/Cemig não nos faz nenhum favor quando solicita algo. Não estamos lhe fazendo nenhum favor esperando por ele.

  • O Consumidor/Cemig é a essência do nosso negócio. O Consumidor/Cemig nunca é descartável.

  • O Consumidor/Cemig não significa só dinheiro em caixa. São seres humanos com sentimentos que precisam ser tratados com todo o respeito, cordialidade e atenção.

  • O Consumidor/Cemig merece toda nossa atenção e cortesia. Eles são o sangue que faz pulsar a veia do nosso negócio. Eles que pagam o nosso salário.

  • Sem o Consumidor/Cemig fecharíamos nossas portas.

Nunca nos esqueçamos disso!

Dê sua opinião e sugestão sobre o HOLOS IN, através do e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone    

(31)3267-5300. Ele é muito importante para todos nós!

Holos Consultores Associados Ltda.

Rua Silva Ortiz, 223 - Floresta. CEP: 30150-130 –Belo Horizonte – MG.

Tel: 3267-5300 / e-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-Diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor Executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Boletim Holos IN – Responsável: Emmanuel Messias do Nascimento Martins