Boletim informativo da Holos Consultores n. 59 - ano 15 - 01 Dezembro de 2020

EDITORIAL

 

E MAIS UM ANO PASSOU...

Talvez o último editorial seja o mais difícil de escrever. É que tento passar de forma clara e transparente como foi o ano, e até aqui tivemos excelentes frutos. Sempre escrevi cheio de entusiasmo e alegria por ter tido um ano além das minhas expectativas. Cada ano, sempre foi melhor que o ano anterior. Então o editorial, é uma forma de celebrar e compartilhar a minha alegria e motivação de continuar. Como empresário, não tenho o que reclamar porque apesar de todos os problemas enfrentados num âmbito mundial, a empresa permaneceu firme e não foi abalada em termos práticos e financeiros. Neste sentido só tenho a agradecer a DEUS e a todos os colaboradores que fizeram isso possível.

Mas como ser humano, é impossível não me preocupar com as pessoas e como será o nosso natal e o ano que se inicia. Diante de uma realidade ainda muito diferente, estamos todos nos adaptando. Cada data especial durante o ano de 2020 foi comemorada de uma forma diferente – isso quando foi possível. O típico jeito brasileiro de festejar com amigos e familiares foi bem diferente. E o natal está chegando com a mesma atmosfera de incerteza e muitas vezes da dor de quem teve alguma perda. Não existe uma pílula mágica para aliviar a dor de quem perdeu alguém, então aos que, de alguma forma foram afetados por este ano difícil, busquem no verdadeiro sentido do natal uma forma de canalizar a dor, a incerteza e o medo do desconhecido para o bem. Acreditem que amanhã vai ser melhor. É para isso que serve a magia do natal. E para os que tiveram a benção de não ser e não ter ninguém próximo afetado: Agradeça!

Natal é renovação, renascimento. Então que seja realmente um novo nascimento para cada um de nós. Que sejamos mais humanos com o próximo. Planeje uma boa ação para um vizinho, parente ou amigo, e quem sabe, até para um desconhecido. Leve a esperança que esta data nos trás aos que perderam a esperança. Recuse-se a lamentar. Nós estamos vivos e isso por si só já é um presente. A mensagem do natal não morreu. Então que ela seja passada adiante como tem sido a mais de 2000 anos. E, que neste ano em especial, as pessoas reflitam mais sobre o verdadeiro significado da vida e do amor ao próximo. Foi um ano difícil sim, mas com uma lição que todos iremos guardar. Que sejamos gratos pelo dom da vida e que nosso natal seja de paz, amor e renovação. E que o ano que se inicia seja de muitas realizações.

1 - EDITORIAL.jpg

Márcio José Soares Pinto.

 

Sócio Diretor

ENFOQUE

Leitura interessante para crescimento profissional.

2 - ENFOQUE.jpg

Convivendo com as diferenças no ambiente de trabalho

Assim como em qualquer ambiente que participamos, seja em casa, na faculdade, ou informalmente, como num clube, notamos que as pessoas apresentam diferentes personalidades. A começar pelo irmão, que é completamente diferente de você na maneira de pensar, ou aquele colega da faculdade, que nunca se entrosa em conversas sobre política e, até a namorada que, apesar das afinidades, teima em torcer para o time rival. Estas são diferenças próprias do ser humano.

Quando transferimos essa situação para o ambiente de trabalho, as diferenças podem se acentuar a ponto de causar preocupações não apenas às pessoas envolvidas, mas, muitas vezes, aos gestores da empresa.

No ambiente corporativo, geralmente não cabe a nós escolher os colegas, de maneira que precisamos aprender a conviver com os diferentes temperamentos, comportamentos e ideologias. Pode parecer uma tarefa difícil, porém é um exercício de relacionamento como qualquer outro, que exige habilidades como paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito.

O bom relacionamento entre as pessoas é um dos fatores determinantes para um clima saudável dentro de uma organização. É preciso saber separar assuntos pessoais dos profissionais e vice-versa. A amizade não deve interferir no andamento dos negócios. Saber lidar com as pessoas e trabalhar em equipe é fundamental para se destacar na carreira. Para que isso aconteça, dois fatores merecem atenção: bom relacionamento interpessoal e boa comunicação.

Mas, como somos todos diferentes, relacionar-se ou se comunicar com outros pode ser um desafio desgastante. Um dos maiores problemas em relacionamentos é a falta de se colocar no lugar do outro. Seja numa relação de amizade, profissional, familiar ou até no namoro, o orgulho faz com que as pessoas se esqueçam que elas também têm seus defeitos. Então, coloque-se no lugar do outro e tente entendê-lo. Se você não se dá bem com alguém, provavelmente você deve ter contribuído para isso acontecer.

A forma de comunicação é outro fator que pode gerar desconforto no ambiente de trabalho. Algumas pessoas utilizam linguagens mais diretas e menos formais que podem parecer ofensivos para os colegas que não estão acostumados com certos vocabulários. Um profissional que é mais focado e técnico pode achar que a atitude do colega mais comunicativo e desenvolto atrapalha a concentração, da mesma forma que, a sua postura mais retraída, pode ser interpretada como falta de simpatia.

O segredo do bom relacionamento é sermos flexíveis. Com flexibilidade e uma dose de humildade, podemos ensinar e aprender, enfim, tirar vantagem que a diferença traz. Saber lidar com as diferenças no ambiente de trabalho é um passo fundamental para o seu sucesso profissional.

No mundo empresarial, o objetivo só pode ser alcançado com a união de vários talentos e personalidades que, mesmo sendo diferentes uns dos outros, são todos indispensáveis para o sucesso da empreitada.

Katsuo Higuchi

Profissional de RH; como executivo e empresário, atua na área há mais de 40 anos. Foi diretor da empresa AVANCE DO BRASIL.

 

FONTE: https://www.nippo.com.br/RH/rh18. php

SEGURANÇA

Retorno ao trabalho pós-quarentena: como as empresas podem garantir a segurança das equipes?

CANTINHO DO AMIGO

A quantidade de petiscos e agrados aumentou na quarentena?

3 - SEGURANÇA - ALCOOL GEL.jpg

Após um longo período de quarentena, e ainda sem previsão exata para a vacinação contra a Covid-19, entretanto, gestores se preocupam com o retorno ao trabalho. Diante desse cenário, em especial os setores que lidam diretamente com o público precisam planejar em detalhes as novas políticas e os modos de operar do negócio. Afinal, a contaminação da equipe, além de comprometer a saúde dos funcionários e dos clientes, pode tornar ainda mais inviável à volta ao trabalho em função do afastamento necessário.

Para que você saiba os cuidados indispensáveis a fim de manter e prevenir ao máximo o contágio na empresa, separamos alguns procedimentos importantes nesse sentido. Confira o que é possível fazer para garantir a segurança e a saúde do time!

A principal forma de contágio do novo corona vírus é pelo contato direto com secreções de pessoa contaminada.

 

1 – O Uso de Máscaras é indispensável

Para evitar a doença, o uso de máscara é indispensável no retorno ao trabalho. É de responsabilidade da empresa, nesse caso, garantir a disponibilidade de equipamento de proteção individual (EPIs) para que todos os colaboradores utilizem o material e possam trocá-lo com certa frequência.

 

2 – Material de higiene e limpeza

Manter abastecido o estoque com itens de higiene, especialmente com o álcool 70% e sabonetes para que os funcionários lavem as mãos várias vezes ao longo do dia.

 

3- Redobrar a desinfecção do ambiente no retorno ao trabalho

Outra medida importante para garantir a segurança das equipes é redobrar a desinfecção do ambiente e dos móveis. É preciso ter atenção especial com aqueles objetos de uso compartilhado, como computadores, cadeiras e telefones. Isso porque, depois da transmissão pela via respiratória, as superfícies são uma das maiores vilãs na propagação do vírus. Sendo assim, além de orientar os funcionários para que evitem levar as mãos ao rosto, é fundamental solicitar auxílio da equipe para, ao longo do dia ou durante alguns intervalos, higienizar esses focos de contaminação na estação de trabalho.

 

4 - Aferir a temperatura e testar a equipe

Outra medida preventiva interessante é a aferição de temperatura corporal dos colaboradores pelo menos duas vezes ao dia. Assim, será possível conceder temporariamente o afastamento do trabalho àqueles que marcam acima dos 37,3º e evitar o contágio em massa no negócio.

4 - SEGURANÇA - AFERIÇÃO DE TEMPERATU

.

5 - CANTINHO DO AMIGO.jpg

Estamos passando mais tempo em casa com os nossos pets e, assim como nós, eles também saíram da sua rotina. Alguns passeiam mais agora que os tutores estão em casa, outros passeiam menos, mas com certeza uma coisa todos eles compartilham: o aumento na oferta de petiscos ou outros alimentos em casa!

 

O excesso de petiscos e o fornecimento de outros alimentos, assim como uma mudança na rotina, podem causar alterações no intestino deles, ocasionando diarreias e desconforto. Por isso devemos proteger a saúde intestinal dos nossos amigos!

 

A oferta de probióticos e Glutamina aos pets nesse momento podem ajudar na melhora e até mesmo na prevenção dessas alterações intestinais. Uma mudança brusca, tanto na rotina quanto na alimentação, pode levar a um desequilíbrio da microbiota intestinal, fazendo com que bactérias patogênicas (ruins) se proliferem no intestino.

 

Mas o que é um probiótico? Um probiótico nada mais é que um suplemento que possui bactérias e leveduras benéficas ao intestino que, quando em maior quantidade no intestino, conseguem diminuir a proliferação de bactérias patogênicas, devolvendo o equilíbrio da microbiota intestinal do animal, e melhorando ou até mesmo prevenindo as diarreias.

 

A Glutamina, por sua vez, também auxilia na recuperação da parede intestinal, permitindo que o intestino absorva melhor os nutrientes e tenha uma melhor recuperação dos sintomas de diarreia.

 

Diarreias não resolvidas podem levar a outras alterações e, por isso, é muito importante prestarmos atenção ao equilíbrio da saúde intestinal, permitindo assim que nossos pets permaneçam saudáveis ao nosso lado, pois o que mais queremos é que eles estejam bem e saudáveis ao conosco.

6 - CANTINHO DO AMIGO.jpg

FONTE: https://mag.com. br/blog/longevidade/artigo/retorno-ao-trabalho.

CANTINHO DA SAÚDE

Pela primeira vez na história nova geração tem QI mais baixo que seus antecessores

7 - CANTINHO DA SAÚDE.jpg

Vários estudos têm mostrado que, quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI diminui, afirma o neurocientista Michel Desmurget.

“A Fábrica de Cretinos Digitais” - Este é o título do último livro do neurocientista francês Michel Desmurget, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, em que apresenta, com dados concretos e de forma conclusiva, como os dispositivos digitais estão afetando seriamente — e para o mal — o desenvolvimento neural de crianças e jovens. Seu livro se tornou um best-seller gigantesco na França. 

"Simplesmente não há desculpa para o que estamos fazendo com nossos filhos e como estamos colocando em risco seu futuro e desenvolvimento", alerta o especialista em entrevista à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC.

As evidências são palpáveis: já há um tempo que os testes de QI têm apontado que as novas gerações são menos inteligentes que anteriores.

Desmurget acumula vasta publicação científica e já passou por centros de pesquisa renomados como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O Neurocientista Michel Desmurget acredita que infância de hoje está exposta a uma "orgia digital"

É verdade que o QI é fortemente afetado por fatores como o sistema de saúde, o sistema escolar, a nutrição, etc. Mas se considerarmos os países onde os fatores socioeconômicos têm sido bastante estáveis por décadas, o 'efeito Flynn' começa a diminuir.

Nesses países, os "nativos digitais" são os primeiros filhos a ter QI inferior ao dos pais. É uma tendência que foi documentada na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, França, etc.

Segundo Desmurget, infelizmente, ainda não é possível determinar o papel específico de cada fator, incluindo por exemplo a poluição (especialmente a exposição precoce a pesticidas) ou a exposição a telas. O que sabemos com certeza é que, mesmo que o tempo de tela de uma criança não seja o único culpado, isso tem um efeito significativo em seu QI. Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem.

Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo). Em última análise, esses impactos levam a uma queda significativa no desempenho acadêmico.

Por que o uso de dispositivos digitais causa tudo isso?

As causas também são claramente identificadas: Diminuição da qualidade e quantidade das interações intrafamiliares, essenciais para o desenvolvimento da linguagem e do emocional; diminuição do tempo dedicado a outras atividades mais enriquecedoras (lição de casa, música, arte, leitura, etc.); perturbação do sono, que é quantitativamente reduzida e qualitativamente degradada; superestimulação da atenção, levando a distúrbios de concentração, aprendizagem e impulsividade; subestimulação intelectual, que impede o cérebro de desenvolver todo o seu potencial; e o sedentarismo excessivo que, além do desenvolvimento corporal, influencia a maturação cerebral.

8 - CANTINHO DA SAÚDE.jpg

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Benefícios da alimentação saudável e como fazer

9 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.jpg

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, acompanhada da prática de atividade física regular, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Assim, para garantir esses benefícios, é importante que a pessoa consuma bastante água durante o dia, evite doces e frituras, reduza o consumo de bebidas alcoólicas e equilibre a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras ao longo do dia, podendo ser interessante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir que todos as vitaminas e minerais essenciais para ao bom funcionamento do corpo estejam sendo consumidos.

Assim, alguns dos principais benefícios da alimentação saudável são:

Garante mais energia para realizar as atividades do dia a dia e mais disposição para praticar atividade física;

Previne doenças infecciosas, já que uma a alimentação saudável e equilibrada é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções de forma mais eficaz;

Diminui o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, por exemplo, já que a alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras podem ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo doenças;

Promove o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, da pele e dos músculos, e, por isso, tem papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e emagrecimento;

Melhora o rendimento e a concentração, pois favorece o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso;

Dá mais disposição, pois ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo, além de estar diretamente relacionada com a energia fornecida ao organismo pelos alimentos;

Regula a produção de hormônios, atuando na prevenção de doenças relacionadas com a tireoide e fertilidade, por exemplo;

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, isso porque uma alimentação rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para o melhor aspecto da pele e atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento;

Melhora a qualidade do sono, já que alguns alimentos ajudam a melhora a quantidade de melatonina, o que influencia diretamente na qualidade do sono.

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para ter uma alimentação saudável e garantir os benefícios, é importante tomar algumas atitudes simples, como por exemplo:

1 - Beber pelo menos 2 litro de água por dia;

2 - Ter uma alimentação variada, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variando entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas;

3 - Comer pelo menos 2 unidades de fruta por dia;

4 - Consumir legumes e verduras no almoço e no jantar;

5 - Incluir proteínas como queijos e ovos nos café da manhã e no lanche da tarde;

6 - Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa, e evitando o uso de temperos em cubo industrializados;

7 - Preferir alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;

8 - Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura;

9 - Evitar o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salame.

 

FONTE: https://www.tuasaude.com/alimentacao-e-saude/#:~:text=A%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel%20e%20equilibrada,do%20sistema%20imunol%C3%B3gico%20e%20preven%C3%A7%C3%A3o

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

Pássaros desaparecem de área intacta da Amazônia, e resposta do enigma pode estar fora da floresta.

10 - PRESERVE O MEIO AMBIENTE.jpg

Em tese, regiões intocadas e longe de interferências humanas numa floresta tropical não vêm à cabeça como local onde se esperaria encontrar declínio de populações de espécies de aves ou de quaisquer animais. Mas foi justamente isso que um estudo de longo prazo — mais de 35 anos —, realizado por pesquisadores americanos, constatou em áreas não perturbadas da Amazônia.

Eles verificaram que pássaros que se alimentam de insetos no solo e outros que vivem nas partes baixas da mata estão desaparecendo dessas áreas. E sugerem que o fenômeno esteja sendo causado pelas mudanças climáticas. O estudo faz parte do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), criado pelo biólogo e ambientalista americano Thomas Lovejoy, em 1979, e que atua desde então numa área de mata intocada, 80 km ao norte de Manaus.

Entre 2008 e 2016, o biólogo Philip Stouffer, do Departamento de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Louisiana (LSU, na sigla em inglês), liderou um grupo que repetiu o trabalho que havia sido feito entre 1980 e 1984 por seu conterrâneo, o zoólogo Rob Bierregaard, que dirigiu o projeto nos oito primeiros anos de sua existência.

"Resolvemos, então, testar a hipótese. Levamos anos — até 2016 — para acumular dados de 21 sítios, numa faixa de 40 km de floresta, para comparar com os 34 dos anos 1980." As amostras dos dois trabalhos foram coletadas exatamente com o mesmo método.

Segundo Stouffer, a conclusão mais importante da pesquisa, "e péssima para a biodiversidade", é que as aves especializadas em se alimentar no chão estão menos comum do que eram.

"(O pior) é que isso está ocorrendo sem perturbação da paisagem, como, por exemplo, fogo, fragmentação da floresta ou espécies invasivas, que são as ameaças típicas", diz. Ou seja, os resultados indicam que, mesmo na mata intacta, está havendo perda de biodiversidade. De acordo com ele, as espécies que diminuíram são as mesmas que teriam queda em áreas alteradas. E as que aumentaram são as aquelas que se beneficiariam com a destruição da floresta, porque são oportunistas e têm melhor capacidade de adaptação às mudanças ambientais. Isso é uma forte evidência de que a mudança no tempo é no mesmo sentido daquela quando há degradação e fragmentação da mata.

Ou seja, não são mudanças aleatórias, refletindo, assim, um padrão de degradação florestal.

"Aquelas espécies mais sensíveis a mudanças são justamente as que diminuíram", diz Cohn-Haft.

Enquanto as que aumentaram são as que se beneficiam da abertura da mata, aumento da temperatura e da luz. Geralmente são os pássaros que comem frutas. Isso sugere que as condições da floresta não estão sendo tão estáveis como se imagina que ela está se degradando de alguma forma, com mudanças do microclima em seu interior. O que fortalece a ideia de que as mudanças macroclimáticas, ou seja, globais, que vão no sentido de esquentar e secar, estão influenciando profundamente o interior da floresta da amazônica.

11 - PRESERVE O MEIO AMBIENTE.jpg

.

VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM

Nossa sessão “EVENTOS” ainda está suspensa. Acreditamos que em breve tudo isso vai passar e poderemos compartilhar com todos,  nossos cursos, treinamentos e confraternizações.

 

Enquanto isso não acontece, resolvemos aproveitar o espaço para deixar algumas sugestões de nomes influentes nas mídias sociais que são de grande importância para o crescimento pessoal e profissional de todos. Em cada editorial selecionaremos um nome e uma breve biografia.

Neste Editorial a sugestão é um dos grandes pensadores do nosso tempo: Mário Sérgio Cortella.

 

Mario Sérgio Cortella nasceu em Londrina em 1954, é filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro.

É autor de vários livros, entre os quais “PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS”.

Neste livro ele analisa a vida profissional contemporânea. Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização.

Cortella aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todos que tem uma carreira, mas vivem se questionando sobre o presente e o futuro. O livro foi lançado em 2016 e rapidamente alcançou a lista dos mais vendidos.

E você, já parou para pensar: Por que fazemos o que fazemos?

 

Segue abaixo, algumas frases do autor: Espero que apreciem

12 - VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM.jpg

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”

 

“A tristeza do rio é não poder parar. Se você pode, aproveite.”

 

“Um erro deve ser corrigido, e não punido.”

13 - VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM.jpg

FONTE: https://www.pensador.com/frases_geniais_mario_sergio_cortella/

 

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.