Boletim informativo da Holos Consultores n. 55 - ano 14 - 01 Dezembro de 2019

EDITORIAL

 

O que esperar de um novo ano?

 

A cada 31 de dezembro temos a sensação de que podemos mudar o rumo de nossas vidas, nossa história. Contudo, na maioria das vezes, o que experimentamos é apenas mais um dia que passa, mais um mês que finda, um ano que muda. Então, já está acabando o ano, e junto com ele chega a época de, novamente, prometermos drásticas mudanças, que na maioria das vezes, não acontecem. Mas qual o sentido de termos propostas desafiadoras, se não nos esforçamos para cumpri-las? Como teremos um novo ano se seguimos sendo as mesmas pessoas? Que sentido tem querer mudanças no mundo se não mudamos a nós mesmos? Só poderá nascer um ano melhor, se de algum modo nós mudarmos, e mesmo que o mundo permaneça o mesmo, quem sabe uma cabeça pensando diferente, causará um impacto sem igual. E de que modo teremos um mundo melhor, se não iniciarmos por nós? É exatamente como dizem “De grão em grão, a galinha enche o papo”, e por mais clichê que seja, isso se aplica totalmente ao nosso mundinho, pois de mudança em mudança, algo pode ser transformado. Isso prova que em nossa vida tudo pode acontecer se investirmos em pensamentos e persistirmos neles como um objetivo. E nesta festa cristã que é o Natal, quero lhe enviar meu abraço de agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho que todos tem feito, pela atenção e pelo profissionalismo. E que neste Ano Novo, continuemos sendo profissionais que realizam seu trabalho da melhor maneira possível, vencendo desafios e, é claro, buscando sempre o melhor. O espírito de Natal chega para suavizar os nossos dias, e trazer brilho e alegria para as nossas vidas. Somos gratos e felizes por ter vivido mais este ano, e por ter tido a oportunidade de aprender e crescer, como profissionais e pessoas.

O nosso pedido especial para o próximo ano que se inicia é que a energia e as boas vibrações encham os nossos corações com o amor do Natal, e permaneçam sempre em nossas vidas. Afinal, o Natal é quando a gente quiser.

Tenham um Natal muito Feliz e um Ano Novo pleno de realizações! Muito sucesso, paz, amor e saúde a todos.

Márcio José Soares Pinto.

Sócio Diretor

.

ENFOQUE

 

Leitura interessante para crescimento profissional...

 

 

 

.

Você quer atingir o máximo do seu potencial? Então descubra o que o crescimento pessoal pode fazer por você e a sua carreira com dicas práticas.
Para alavancar sua carreira ou abrir uma empresa já não basta ser técnico. É preciso buscar habilidades e hábitos saudáveis que vão lhe ajudar a crescer pessoalmente e profissionalmente. Todo mundo quer ser bem sucedido, mas nem todos estão dispostos a mudar o que está travando o seu desenvolvimento. Na maioria das vezes, essas mudanças estão associadas ao crescimento pessoal, que é fundamental para permitirmos nos guiar de forma eficiente em busca dos nossos objetivos.

O que é o crescimento pessoal?
Podemos dizer que o crescimento pessoal é o resultado das ações que um indivíduo toma a fim de tornar-se uma pessoa melhor. Utilizando as ferramentas e os recursos que estão à sua disposição. Ou seja,não se trata apenas de buscar por aprendizados para ser um profissional melhor, mas também a desenvolver competências que ajudam a ser alguém mais completo. Saiba que o caminho do crescimento pessoal está permeado por uma boa dose de empreendedorismo pessoal. Porém, nem tudo são flores, pois é muito comum que nessa rotina de aprendizado, nos deixemos influenciar por alguns vilões.Hábitos que consideramos normais que podem estar atravancando seu desenvolvimento.

Veja (e repense) alguns deles:
1 - Colocar outras pessoas para baixo;
2 - Deixar-se levar por sentimentos negativos;
3 - Monopolizar o conhecimento para si;
4 - Não buscar ajuda por questões de orgulho;
5 - Reclamar a todo tempo, principalmente da rotina padrão de segunda à sexta;
6 - Não se planejar e não controlar o tempo gasto com as atividades do dia a dia;
Se você pensar bem, vai conseguir identificar estas ou outras rotinas em sua vida. Mas não se prenda 100% a elas. Para acelerar o seu crescimento pessoal, além de evitar esses vilões, é necessário também desenvolver um bom nível de autoconhecimento.

FONTE: https://saiadolugar.com.br/crescimento-pessoal/

“A autodisciplina e forca de vontade é mais importante para o crescimento profissional do que o intelecto aguçado.”

Daniel Godri Junior

SEGURANÇA

ZERANDO ACIDENTES
"Programa Volvo de Segurança no Trânsito"

Na época de final de ano as estradas ficam muito cheias e por isso o "Programa Volvo de Segurança no Trânsito" pretende zerar os acidentes. Confira!

 

Ano Novo e Natal, além de ser uma época de muitas festas e comemorações, também é o momento de pegar a estrada com atenção redobrada. É um dos períodos com o maior número de vítimas fatais nas rodovias. Falta de atenção, consumo de álcool, direção imprudente, descuido com práticas de segurança e a não manutenção do veículo fazem parte desta equação.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que está empenhado em reduzir o número de acidentes no trânsito para zero, produziu uma série de vídeos com dicas essenciais para quem vai pegar a estrada durante os feriados.

Acesse:

https://www.youtube.com/results?search_query=programa+volvo +de+seguran%C3%A7a+no+transito e confira.


Além disso, o PVST recomenda:
• Use o cinto de segurança também no banco de trás, em ônibus e vans.

• Respeite a sinalização e lembre-se que você é o responsável por adotar a velocidade segura, considerando as condições climáticas e da via em cada situação.
• Se estiver de moto, trafegue com segurança redobrada, pois os riscos desse meio de transporte são bem maiores.

• Eleja sempre o motorista da vez, que não consumirá bebidas alcóolicas para levar todos para casa com segurança.
• Antes de pegar a estrada, faça uma revisão em seu carro.
• Pratique o cuidado ativo no trânsito.

FONTE: https://www.volvotrucks.com.br/pt- br/news/blog/curiosidades/zerando-os-acidentes-durante-as- festas-de-fim-de-ano.html

 

WORKSHOP DE SEGURANÇA EM VARGINHA OUTUBRO/2019
EQUIPE SUL DE MINAS

CANTINHO DO AMIGO

COMO PREPARAR SEU PET PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

As festas de fim de ano acontecerão em algumas semanas e, para os pets, essa época pode ser muito estressante. Desde objetos estranhos como árvores de Natal e decorações que tomam espaço na casa até as visitas constantes durante os dias de celebração podem fazer com o que seu cachorro fique um tanto desconfortável. Assim, é importante que a preparação comece muito antes da época festiva chegar. Reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo com essa tarefa. Confira!

Evitando acidentes

Os acidentes envolvendo árvores de Natal e pets são mais comuns do que se imagina. Esses objetos costumam chamar muito a atenção do pet e, apesar de parecer engraçadinho vê-los interagindo com as decorações, é bem possível que a travessura se transforme em tragédia. Esses acidentes podem ser evitados, basta que o treinamento correto seja realizado.

Para acostumar o pet com as novidades das decorações de Natal, em primeiro lugar, é necessário realizar a sociabilização. Deixe que o pet explore e cheire a árvore e os enfeites para que a curiosidade dele seja saciada. Se o pet já foi treinado e entende a palavra “não”, os tutores podem usá-la quando o cachorro demonstrar que quer pegar algum dos enfeites. Se ao ouvir um sinal negativo ele desistir e se comportar corretamente, sem bagunçar ou destruir os objetos, ofereça um petisco como recompensa.

Pulando nas visitas

Se o pet for do tipo “canguru”, que ama pular em pessoas novas e diferentes que aparecem pela porta, saiba que é possível modificar esse comportamento. Muitas vezes, os pulos são incentivados pelos próprios tutores, que fazem uma festa toda vez que chegam em casa e o animal vem correndo e pulando para cima deles, como forma de demonstrar carinho e dizer “oi”. A festança incentiva o comportamento e faz com que o pet entenda que está fazendo algo correto.

É possível, sim, eliminar esse comportamento; basta ter paciência e realizar o treinamento correto. Primeiro, é preciso ensinar ao pet os comandos “senta” e “deita”. Com uma das mãos, levante o petisco acima da cabeça do cão e leve para frente, em direção ao focinho do animal.

Conforme o cão se mover, seguindo o petisco, ele se sentará. Repita esse comando mais vezes, até que ele aprenda. Toda vez que ele acertar, recompense-o. Aos poucos, seu comportamento será recondicionado e, quando ele estiver pulando em alguém, você poderá pedir o comando, impedindo a ação e ensinando a ele a maneira correta de se comportar. É interessante procurar a ajuda de um adestrador, pois o profissional poderá realizar o condicionamento do pet com facilidade e consistência, além de identificar as causas dos problemas de comportamento do cão. Com essas mudanças, o seu fim de ano ao lado do pet será muito mais harmonioso e feliz. Boas festas!

FONTE: https://caocidadao.com.br/dicas/como-preparar-o-pet-para-as- festas-de-fim-de-ano/

CANTINHO DA SAUDE

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

SUS passa a oferecer tratamento contra a diabetes e problemas relacionados à doença

PEIXES – OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE

Uma nova lei sancionada nesta quarta-feira (30) estabelece uma nova Polícia Nacional de Prevenção do Diabetes. O Sistema Único de Saúde (SUS) agora é responsável pelo tratamento da doença e também pelos problemas causados por ela.

O diabetes é causado pela baixa produção do hormônio insulina, que controla a quantidade de açúcar no sangue. De acordo com o texto, de autoria do senador Jorge Kajuru, o governo fará campanhas de conscientização sobre a necessidade de medir os níveis de glicemia da população.

A lei foi aprovada por Hamilton Mourão, enquanto estava no exercício do cargo de presidente. O general vetou um ponto do texto que obrigava a disponibilização pelo SUS de exames com resultado imediato, como a glicemia capilar, furo feito no dedo do paciente para medir o índice glicêmico.

O senador Jorge Kajuru disse, durante a votação no Congresso, que os pacientes passam a ter direito às cirurgias, como a bariátrica, e remédios para o tratamento, como a insulina. Mais de 13 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil.

FONTE:https://g1.globo.com/bemestar/diabetes/noticia/2019/10/31/sus-passa-a-oferecer-tratamento-contra-a-diabetes-e-problemas-relacionados-a-doenca.ghtml

Incluir peixes regularmente na dieta trás benefícios como melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir a inflamação. Além disso, consumir peixes ajuda na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, favorecendo dietas de emagrecimento. Para obter esses benefícios, deve-se consumir peixes pelo menos três vezes por semana, sendo importante lembrar que não faz mal comer peixes todos os dias. Veja a seguir os 5 principais benefícios dos peixes:

1. Fornecer proteínas para o corpo

Os peixes são grandes fontes de proteínas e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta. As proteínas são nutrientes importantes para a formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico, sendo um nutriente essencial para a saúde.

2. Prevenir doenças cardiovasculares

Os peixes são fontes de gorduras boas, especialmente os provenientes de água salgada, como atum, sardinha e salmão, pois são ricos em ômega-3, nutriente presente nas águas profundas do mar. O ômega-3 atua no organismo reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, além de reduzir a inflamação e melhorar o sistema imunológico.

3. Melhorar a memória e prevenir Alzheimer

Consumir peixe regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Esse benefício está ligado à presença de ômega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão impulsos nervosos.

4. Aliviar os sintomas de artrite

Peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum e cavala, ajudam a aliviar os sintomas da artrite por terem propriedades anti-inflamatórias. Ao aumentar os níveis de ômega-3 no organismo, a inflamação nas articulações é reduzida e as dores diminuem.

5. Fornecer vitamina D

Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos. A vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos.

FONTE: https://www.tuasaude.com/beneficios-de-comer- peixe/

EVENTOS

ENTREGA DO PRÊMIO MELHORES FORNECEDORES CEMIG – 2019

 

Pela quarta vez consecutiva fomos agraciados com o prêmio anual CEMIG. Dessa vez com o prêmio “Melhores Fornecedores 2019”

É uma satisfação muito grande e um sentimento de realização receber esse prêmio, pois demonstra que estamos no caminho certo e que toda dedicação e esforço estão sendo reconhecidos pelos nossos clientes.

 

Essa conquista foi através do empenho de toda equipe de profissionais, colaboradores, e por uma gestão ímpar, onde a integridade, honestidade, qualidade e responsabilidade são os principais pilares da empresa.

 

Nosso muito obrigado à CEMIG pelo reconhecimento e a todos que direta ou indiretamente fizeram parte de mais essa conquista.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

Como fazer festas sustentáveis no fim de ano

Você já pensou em fazer festas sustentáveis? Inevitavelmente, festas, no geral, produzem muito lixo e rejeitos que, em grande parte dos casos, não são corretamente descartados. Este descarte irresponsável gera grandes problemas ao meio ambiente e polui nossos recursos naturais.
O fim de ano é a época que, praticamente, todos fazem ou participam de eventos. Seja para uma confraternização da empresa ou para reunir amigos antigos, esses momentos também podem ser, além de muito divertidos, ecologicamente corretos.

Para que, a partir de agora, você só produza festas sustentáveis, a Ética Ambiental separou algumas boas dicas que você pode começar a aplicar desde já e também compartilhar com seus amigos. Confira a seguir:

Algumas dicas para fazer festas sustentáveis neste fim de ano

  • Priorize empresas que tenham responsabilidade ambiental

  • Estimule a carona solidária

  • Atente-se aos utensílios

  • Reutilize os enfeites

  • Apague as luzes

  • Descarte de maneira consciente

  • Doe o que restar

FONTE: https://etica-ambiental.com.br/festas-sustentaveis-no-fim-de-ano/

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.

© 2018 Holos Consultores