© 2018 Holos Consultores

Boletim informativo da Holos Consultores n. 47 - ano 12 - 01 Dezembro de 2017

Editorial

 

COMO OTIMIZAR O TEMPO NO TRABALHO

 

"Aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade".

Jean de La Bruyère

Cada vez mais o tempo vale dinheiro e as empresas vêm tratando como grande diferencial de um colaborador a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.

 

"O ritmo alucinante das mudanças, a avalanche de dados e informações, a pressão do mercado para se produzir mais, com menor custo e tempo possíveis,  reforçam a necessidade de gestão compartilhada e produtiva do tempo para garantir lucratividade, empregos bons e estáveis com qualidade devida", explica o diretor executivo Ricardo Barbosa. Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a esta demanda de mercado é muito grande. O executivo detalha pontos que potencializam estas dificuldades:

Ausência de foco: o colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao mesmo tempo, o resultado é que nenhuma das obrigações é feita;

Falta de concentração na tarefa em execução: o colaborador leva para empresa problemas pessoais, além de conversas paralelas que faz com que o resultado fique prejudicado;

• Ausência de planejamento: Não sabendo se planejar ocorre confusão e não se estabelece prioridades;

• Acomodação que gera desmotivação: Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação;

• Procrastinação: deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã;

• Refém de ferramentas tecnológicas: as pessoas ficam apegadas ao celular e ao uso de e-mail de forma errada (checar caixa de correspondência toda hora).

 

Por outro lado, o executivo reforça que isso não significa que o colaborador não tem direito de descansar e que o chefe deve ser carrasco. "O descanso é fundamental para que se possa ser produtivo. Nenhum profissional é 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio criativo. Assim são necessárias relações balanceadas. Uma forma eficaz é utilizar o quadrante do tempo, onde você irá separar suas atividades em: Crises (importante e urgente), Urgências (urgente, mas não importante), Planejamento (importante, mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente)".

 

A pessoa estabelecendo bem esta relação com o tempo terá muito mais tempo para sua vida pessoal, caindo com o mito de que o colaborador dedicado é o que só pensa no trabalho. "Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguiremos ser produtivos", alerta o executivo.

 

Veja as principais dicas para que um colaborador otimize seu tempo:

• Estabelecer prioridades.

• Disciplinar reuniões.

• Disciplinar horários para conversas.

• Estabelecer código de conduta telefônica e para eletrônicos.

• Classificar atividades que são importantes e urgentes.

• Evitar acumular funções que não sejam suas.

 

Autor: Karina Magolbo

Editora da Revista Liderança

http://www.lideraonline.com.br/

Enfoque

Leitura interessante para crescimento profissional...

 

DICAS PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

O Melhor Milho (Trabalho em Equipe)

      Todos os anos aquele fazendeiro recebia o primeiro prêmio máximo pela qualidade de sua lavoura de milho na exposição de seu estado.

           Certa vez um jornalista, intrigado ao descobrir que ele fornecia suas “sementes campeãs” para os fazendeiros vizinhos, lhe fez a seguinte pergunta:

          - Como você se permite compartilhar sua melhor semente de milho com seus vizinhos, se eles competirão com você todos os anos?

           E o fazendeiro respondeu:

           - Bem, você não sabe? O vento espalha o pólen do milharal de lavoura para lavoura. Se meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização cruzada vai certamente degradar a qualidade do meu milho. 

         Portanto, se eu pretendo cultivar um milho de qualidade, eu tenho de ajudar meus vizinhos a cultivar um bom milho.

         Em uma equipe de alto desempenho, o bem estar individual está firmemente ligado ao bem estar de todos. À medida que cada membro da equipe contribui com o seu melhor, todos têm a oportunidade de aperfeiçoar-se e melhorar continuamente suas próprias contribuições à equipe. À medida que cada um se fortalece, toda a equipe se torna mais forte, mais dinâmica, mais eficaz, enfim, uma equipe extraordinária. Quanto você tem contribuído para que sua equipe se torne mais extraordinária a cada dia?

 

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. (Ayrton Senna)

 

Autor: Desconhecido

https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/a-derrota-e-desistir.html/

Segurança...

Você não pode viver sem ela...

 

Regras de Ouro de Segurança e Saúde em Holos Consultores Associados Ltda.

 

Campanha alerta para o risco do câncer de pele

A doença é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados

 

Dezembro dá início à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, que esse ano vem com o tema “Se exponha, mas não se queime”. Sendo o tipo de câncer mais incidente no Brasil (corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele ganha campanha de conscientização intitulada “Dezembro Laranja”, que busca disseminar para a população o valor dos cuidados com a pele e do uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar mutilações ou danos maiores.

 

Tendo como principal causa a exposição excessiva à luz do sol ou das câmaras de bronzeamento, o câncer de pele surge com mais frequência nas áreas mais expostas como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo (em calvos), ombros e costas. “Embora tenha alta incidência na população, o câncer de pele não-melanoma tem baixa letalidade e, quando diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura”, ressalta o médico dermatologista, Dr. André Lauth.

 

Apenas os médicos dermatologistas e oncologistas estão capacitados para fazer o diagnóstico, porém algumas características podem ajudar a população a identificar a doença, como lesões que aparecem e persistem ou continuam crescendo no decorrer de semanas a meses, pintas que apresentem mudança de cor ou textura e feridas que não cicatrizam. “No caso do surgimento de lesões como estas, um dermatologista deve ser procurado para esclarecer o diagnóstico”, recomenda o Dr. André Lauth. A melhor maneira para reduzir o risco de desenvolver a doença, é reduzir a exposição solar e fazer o uso de protetor solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.

 

A campanha deste ano tem foco, principalmente, nos trabalhadores que desempenham suas atividades expostos ao sol. Entre as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, está o uso corriqueiro de equipamentos de proteção individual (EPIs), como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo, protetores solares além da ingestão constante de água.

 Fonte: http://www.mundorh.com.br/campanha-alerta-para-o-risco-do-cancer-de-pele/

Conhecendo Melhor a 

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

FAZ PARTE DO CÓDIGO DE ÉTICA DA HOLOS

     CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES

As informações necessárias ao pleno desenvolvimento dos trabalhos do dia-a-dia deverão ser prestadas com honestidade e precisão. 

 

Agilidade e presteza no fornecimento de informações é compromisso da HOLOS CONSULTORES. Informações deliberadamente incompletas ou desonestas e declarações falsas ou enganosas constituem práticas inaceitáveis.

“CANTINHO DO AMIGO”

Para ler e refletir sobre nossos amigos...

5 benefícios que os cães trazem a

nossa saúde

Animais de estimação fornecem diversos benefícios à saúde humana. Confira:

A nossa relação com os mascotes é mútua, ou seja, quando os ajudamos a manter a saúde e bem-estar, eles devolvem tudo isso em dobro, já que diversas pesquisas já comprovaram que quem tem pets são mais saudáveis. Conheça alguns outros 5 benefícios que eles nos trazem. 

 

Mais tranquilidade

Os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse, são reduzidos em pessoas que possuem cães em relação aos que não possuem. Ao fazer carinho no seu pet, a sua pressão diminui e o seu corpo libera hormônios relaxantes, neutralizando o estresse. Além disso, esses momentos íntimos também são extremamente importantes para o pet, deixando-o mais calmo e relaxado.  

 

Proteção contra alergias

A exposição ao cão fortalece o sistema imunológico e aumenta a sensação de relaxamento, elevando os níveis de um anticorpo que evita a proliferação de vírus ou bactérias e é de grande importância na prevenção das alergias.

 

Sem obesidade e sedentarismo

Ter um cão faz com que os donos se movimentem muito mais, pois, para o bem-estar do mascote, ele precisa de passeios diários na rua, em praças ou em parques. Quem passeia com o pet caminha por pelo menos 30 minutos a mais diariamente do que quem não caminha. 

 

Depressão

Com os pets, é possível estabelecer uma relação que vai além de carinho, o que inclui compreensão, apoio e segurança. Tudo isso favorece o aumento da autoestima, fazendo com que o dono se sinta mais importante. 

 

Menos chances de ataque cardíaco

O cão pode trazer benefícios ao coração. Como a pessoa terá que caminhar mais, ficará menos estressado, a pressão sanguínea e o colesterol ruim diminuem, reduzindo as chances de um ataque do coração. 

Realização da campanha em Bambuí.

 “Eventos Holos”

 

Campanha de Novembro Azul/2017.

 “Cantinho da Saúde”

 

Nutricionista lista 10 benefícios em beber água na quantidade certa

     

Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza. A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cálculos renais e controla a saciedade, entre outros benefícios.

— Beber diariamente a quantidade ideal é vital para a saúde — afirma o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, que listou 10 vantagens em beber água.

Confira:

  •     Poderosa arma contra a celulite

Ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.

  •     Disfarça as rugas

Quando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e a pele fica mais firme.

  •     Fonte rica de beleza

Controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular.

  •     Unhas e cabelos hidratados 

É possível notar se o corpo está hidratado avaliando as características do cabelo e das unhas.

— A pele é a primeira a sofrer, pois a desidratação provoca diminuição do tônus, textura e elasticidade — ressalta o nutricionista.

  •     Livre-se dos inchaços 

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

  •     Equilíbrio corporal 

O consumo adequado contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, a água estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

  •     Rejuvenesce 

É uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.

  •     Contra o envelhecimento 

As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.

  •     Ajuda a emagrecer

Beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre.

  •     Essencial para manter a boa aparência

Interfere na manutenção celular e dos órgãos, no bom funcionamento do sistema imunológico e no equilíbrio hormonal.


Para saber se a pele está ou não hidratada, veja a dica de Gabriel Nunes:

— Levante uma das maçãs do rosto com um dedo e observe se na parte superior há algum sinal de estrias. Se perceber estrias na região, com certeza a pele está precisando de cremes hidratantes e você deve elevar o consumo de água— explica. Para manter a pele hidratada e saudável, o nutricionista recomenda as seguintes medidas: 

  •      Beba dois litros de água por dia.

  •      Evite exposição solar prolongada.

  •      Cuide da alimentação, mantendo-a rica em nutrientes.

  •      Use cosméticos específicos para cuidar da pele.

Realização da campanha em São João Del Rei.

Realização da campanha em Barbacena

Realização da campanha em Formiga.

Alimentação Saudável: Uma Receita de Saúde

Importância dos Alimentos na Saúde

Alimentos que beneficiam o organismo

A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Nessa é necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Para que uma pessoa entenda como é a alimentação correta, foi criada a Pirâmide de Alimentação Equilibrada que divide cada tipo de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. Nela, percebe-se que a quantidade de ingestão de cada alimento é diferente, como se pode ver abaixo:

Cada divisão da pirâmide compõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água que estamos ingerindo através dos alimentos. Esses possuem grande importância para o funcionamento do organismo, pois é um tipo de combustível para o corpo que faz com que exerça seus deveres de forma correta.

Os carboidratos fornecem energia para o corpo,
As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas,
As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo,
As fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade.
A água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes.

É importante lembrar que todos os itens que compõem a pirâmide são importantes para o organismo e devem participar da alimentação diária de cada indivíduo. É importante que nas refeições diárias contenha:

Uma porção de 150 Kcal de massa, raízes ou tubérculos,
Uma porção de 15 Kcal de verduras e legumes,
Uma porção de 70 Kcal de frutas,
Uma porção de 70 Kcal de leite ou derivados,
Uma porção de 70 Kcal de leguminosas,
Uma porção de 190 Kcal de carnes,
Uma porção de 70 Kcal de óleos e gorduras,
Uma porção de 110 Kcal de açúcares e doces.

Tais valores estão expostos em quantidade diária sendo que esses devem ser distribuídos no café da manhã, almoço e jantar.

 

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/alimentacao-saudavel.htm

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.
Rua Silva Ortiz, 223 - Floresta. CEP: 30150-130 –Belo Horizonte – MG.
Tel: 3267-5300 / e-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br
Sócio-Diretor: Márcio José Soares Pinto
Diretor Executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor
Boletim Holos IN – Responsável: Emmanuel Messias do Nascimento Martins

“Preserve o Meio Ambiente”

Preservando o meio ambiente com 7 atitudes simples

 

Tomar banhos curtos, desligar a luz quando sair do cômodo, reciclar materiais e doar roupas e calçados são alguns dos exemplos.

A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental são temas muito discutidos e que devem sair do papel e serem postos em ação. Cada pessoa pode contribuir com atitudes simples e que geram uma grande diferença para o meio ambiente.

 

Um ponto importante é economizar energia. Dessa forma, quando sair de um cômodo, apague a luz. Abra as janelas e aproveite a iluminação natural do sol. Tire aparelhos da tomada quando não estiver utilizando-os e tome banhos curtos.

 

A água é outro fator que requer ainda mais cuidado. Para economizar esse precioso recurso, é preciso tornar hábito coisas simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes, fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, além de juntar uma maior quantidade de roupas para lavar de uma vez.

 

No escritório, procure escrever nas duas faces de cada folha e evite imprimir materiais que você pode utilizar no computador. Além disso, troque os copos de café de plástico e leve a sua própria caneca. Isso diminui a quantidade de plástico que vai para a natureza e demora centenas de anos para decompor.

 

Outro passo válido para o meio ambiente é reciclar os materiais. Procure separar o lixo e checar se o caminhão de coleta seletiva passa no bairro. Aproveite também para transformar, com um pouco de criatividade, papel, metal, vidro, plástico, em outros utensílios.

 

Já roupas, calçados, brinquedos ou eletrodomésticos que não são mais usados podem ser doados. Há diversas organizações, asilos, abrigos e igrejas que fazem campanha de arrecadação.

 

Já para diminuir a quantidade de gás carbônico que é emitido todos os dias no planeta, procure trocar o carro pela bicicleta ou pela caminhada. E como a questão da preservação do meio ambiente é algo para ser ampliado e que todos precisam saber, alerte os amigos e familiares a contribuírem com essa causa fundamental para todos.

Obs.: Dê sua opinião e sugestão sobre o HOLOS IN, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br ou do nosso e-mail
holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.

Ele é muito importante para todos nós!