© 2018 Holos Consultores

Boletim informativo da Holos Consultores n. 45 - ano 12 - Setembro de 2017

Editorial

 

14 coisas que você deve fazer antes de sair do trabalho

Pior que sair do seu trabalho estressado é saber que amanhã estará batendo o mesmo ponto. Normalmente, não se pode mudar o futuro a curto prazo, há coisas que você pode fazer que deixará o final de seu dia muito menos exaustivo.

“Terminar o dia bem disposto é fundamental, pois isso determinará como você irá começar o dia seguinte”, analisa uma especialista em ambiente de trabalho. Para ela, tudo irá interferir na produtividade do profissional.

1. Avalie a sua lista de coisas para fazer

Faça uma relação do que você fez durante o dia e do que ainda tem em pendência. “Se você não está satisfeito com sua produtividade, planejar o que você precisa fazer e quando precisa entregar fará você ter uma noção de tempo para colocar tudo em ordem.” Se você pode fazer algo rapidamente antes de sair, utilize esse tempo. Isso vai poupar preocupações antecipadas na manhã seguinte.

2. Reveja sua agenda para o dia seguinte

Você precisa estar ciente de quaisquer reuniões ou atividades importantes do próximo dia. Ainda pode usar esta oportunidade de programar o tempo em seu calendário para realizar os demais itens da lista. “Pense no que você está mais ansioso para realizar amanhã. Isso vai ajudar a deixar para trás o que aconteceu hoje, irá enriquecer o seu humor e colocar um ponto final no seu dia de trabalho.”

 

3. Check-list com seu chefe e colegas

Após listar todas suas atividades pendentes e achar que talvez não consiga realizá-las até o final do dia, converse com o seu chefe e veja com ele se algum prazo pode ser prorrogado. Esta também é uma boa oportunidade para checar prazos e confirmar se todos estão na data e horário certos.

 

4. Organização

Ninguém é tão produtivo com uma mesa, gavetas e agendas desorganizadas. A situação piora quando você vai embora e não sabe onde estão suas chaves, o telefone que terá de ligar no dia seguinte ou o crachá de acesso. Esses minutos perdidos deixam qualquer profissional estressado no final do dia. A dica de organização também serve para a caixa de e-mail e os diversos post-it distribuídos ao redor de seu computador.

 

5. Hora certa

O final do dia é o melhor momento para lidar com a papelada e tarefas que não requerem ligações ou reuniões (atividades que exigem mais tempo). "E-mails, relatórios, memorandos e projetos são melhor tratadas quando telefonemas, textos e outras distrações desaparecem."

 

6. Assuntos dominados

Certifique-se de amarrar todas as tarefas soltas para que você possa realmente desligar quando sair do trabalho. Não deixe nada suspenso, se pode ser rapidamente resolvido. “Não há nada pior do que ter aquela sensação de algo incompleto na cabeça.”

 

7. Faça outra lista de afazeres

Determine o que você deve fazer no dia seguinte e ter um plano de como e em quanto tempo realizará essas tarefas. Você provavelmente vai atualizar ou expandir sua lista de afazeres na manhã seguinte. "Qualquer coisa que você pode fazer para ter um bom começo de manhã vai ajudar a atingir dias mais produtivos e uma carreira mais feliz.”

 

8. Reflexão sobre o dia

A maioria das pessoas não faz isso, mas deveria. Saber o que deu certo e o que deu errado e pensar sobre como melhorar sua produtividade ou relação com colegas e chefe traz soluções inimagináveis para grande parte dos problemas que “lhe tiravam o sono”.

 

9. Rotina

É muito importante criar rotinas e rituais no trabalho, pois ajuda a nos sentirmos satisfeitos ao final do dia com nossas realizações. Também, ao longo prazo, as tarefas vão ficando cada vez mais fáceis e sistemáticas. O que diminui as chances de se esquecer de algo importante. Ter o hábito de tratar bem seus colegas de trabalho, também te faz bem ao final do dia.

"Nós tendemos a pensar sobre a importância de dizer bom dia para começar o dia, mas nos esquecemos de que dizer boa noite pode ser tão importante quanto. Fará bem a todos dizer um adeus apropriado, em vez de apenas silenciosamente ir embora. Isto fica triplamente importante se você é o supervisor ou chefe."

 

10. Nota positiva

Se algo deu certo em seu dia, se algum cliente fechou contrato ou seu colega te fez rir, deixe um agradecimento a eles. “A ideia é encontrar algo positivo que faz você se sentir bem com o seu trabalho e ter certeza de que ir embora é a última coisa que estará em sua mente."

 

11. Economize

Ajudar o meio ambiente não faz mal a ninguém, muito pelo contrário. Desligue as luzes e equipamentos, não custa nada.

 

12. Desconecte-se

Não tenha medo de desligar seu smartphone, tablete ou os alertas de e-mail. Seu trabalho se limita as horas cumpridas e não aos finais de semanas, feriados ou tarde da noite, em casa.

 

13. Deixe seu estresse atrás da porta

Quando fechar a porta do trabalho, não pense nas preocupações que ficaram lá dentro, isso não ajudará em nada, só te fará perder o resto do dia. "Sua família precisa de você presente e bem, por isso faça o que puder para garantir que o estresse permanece no escritório.”

 

14. Vá para casa

Às vezes não é a empresa, o chefe, o trabalho ou os colegas que fazem péssimo o final do expediente, mas sim você mesmo. Geralmente, os workaholic esquecem que têm uma vida após o trabalho, e mesmo achando que está tudo bem por estar trabalhando, uma hora o cansaço bate e você poderá culpar a empresa.

 

A consultora acrescenta: "Não fique apenas para fazer sala com o chefe, mas também não vá embora só porque você pode. Seus colegas podem depender de você. Faça as coisas certas, mas as faça direito".

 

Autor: Luiza Belloni Veronesi

Fonte: http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/2544391/coisas-que-voce-deve-fazer-antes-sair-trabalho

Enfoque

Leitura interessante para crescimento profissional...

 

DICAS PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

Cultive o pensamento positivo

A mente possui um poder extraordinário. Não somos capazes de mover montanhas, mas pensar e acreditar que somos capazes de chegar ao topo da montanha, certamente é uma grande motivação para alcançar os nossos objetivos.


O pensamento negativo nunca atrairá nada de positivo para a nossa vida. Habituar-se a esperar sempre o pior, a pensar que tudo vai dar errado e que não somos capazes, faz-nos entrar um ciclo de pensamento descendente, cheio de negatividade com uma força magnética que nos atrai sempre para o abismo.


Falar palavras de otimismo é cultivar na alma sentimentos positivos, é manter a mente limpa e com disposição para ser feliz, é alimentar a força, a coragem e o entusiasmo. É preparar-se sempre para o sucesso, e para continuar sempre tentando mesmo em situações de fracasso.


Seja positivo. Nada de bom acontece na vida de uma pessoa que só cultiva a negatividade.

 

 

Autor: Desconhecido

https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/a-derrota-e-desistir.html/

Segurança...

Você não pode viver sem ela...

 

Regras de Ouro de Segurança e Saúde em Holos Consultores Associados Ltda.

Semana Nacional de Trânsito 2017 em todo País

 

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade, segundo o Contran, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. “No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica especialista em trânsito e diretor do Portal.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. “Quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte”, diz especialista.

 

Ações

 

De acordo com o Contran, diferente de anos anteriores em que o tema era trabalhado apenas em setembro, a campanha deverá se estender por todo ano de 2017.

“Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, finaliza especialista.

No Portal do Trânsito você poderá acompanhar a programação da Semana Nacional de Trânsito nas principais capitais brasileiras.

http://portaldotransito.com.br/educacao/semana-nacional-de-transito/semana-nacional-de-transito-2017-comeca-hoje-em-todo-pais

Conheça Melhor...

A HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

 

FAZ PARTE DO CÓDIGO DE ÉTICA DA HOLOS 

MODO DE AGIR

É necessário ser pontual nos seus compromissos. A HOLOS CONSULTORES deseja ser pontual nas suas obrigações com funcionários.

 

É preciso ser atencioso com os demais leituristas e profissionais dos serviços de leitura de medidores de consumo para a CEMIG, com colegas de trabalho e com superiores. A demonstração de presteza no atendimento às solicitações de sua equipe, a torna mais forte e faz com que o profissional seja cada vez mais respeitado.

 

Configura-se como ato indesejável usar os recursos da HOLOS CONSULTORES (conhecimento técnico, equipamentos, suprimentos, informações e outros) em proveito pessoal ou de terceiros sem autorização.

 

“CANTINHO DO AMIGO”

Para ler e refletir sobre nossos amigos...

 

Cuidado com a patinha do pet ao levá-lo para passear em dias quentes

 

As altas temperaturas deixam o piso muito quente e isso pode causar lesões nos peludos. Atente-se!

 

Com a chegada de dias quentes, os cuidados com os cães devem ser redobrados! Isso porque eles podem expor nossos amigos a muitos riscos devido ao calor intenso. Portanto, é importante mantê-los sempre hidratados e em local fresco e arejado. Além disso, deve-se evitar passear nos horários mais ensolarados do dia. Isso mesmo! Ainda que o exercício físico regular por meio das caminhadas diárias seja fundamental para os peludos, assim como para os seus donos, no verão é preciso ponderar sobre qual é o melhor momento para sair de casa. O ideal para passeios nesta época é passear logo pela manhã ou à noite. Dessa forma, é possível prevenir uma série de problemas, como um aumento exagerado da temperatura corpórea.

 

Perigo no chão

Existe também uma situação que nem sempre as pessoas se lembram: o asfalto quente. É mito ou verdade que o piso nos dias de verão pode queimar a pata do bicho? É pura verdade! O asfalto pode atingir temperaturas elevadíssimas quando exposto por muito tempo, então imagine seu amigo, que não anda de sapatos, pisando no calor enorme.

A sola das patas dos cachorros é denominada de coxim, que é formado por uma pele mais espessa para proteger o animal doméstico ao caminhar, porém, as altas temperaturas do piso podem provocar queimaduras mesmo assim.

 

E se ele se queimar?

Observe se o animal após a caminhada sente dificuldade de apoiar as patas no chão ou fica lambendo-as insistentemente. Se perceber esse sinal, tente sentir com a palma da mão no coxim do bicho se a temperatura ainda está elevada. Se estiver muito quente, o dono deve esfriar a região com água fria corrente o mais rapidamente possível e levar ao médico veterinário para examinar a área e ver se existe a necessidade de realização de uma bandagem protetora.

 

 

Autor:  Victoria Bassi

http://revistameupet.uol.com.br/higiene-e-cuidados/cuidado-com-a-patinha-do-pet-ao-levalo-passear-em-dias-quentes/4668/

Eventos Holos

Campanha de Conscientização e Combate ao Cerol realizada pela Holos Consultores na Região de Caratinga em Agosto/2017.

 

Local da realização da palestra - Escola Municipal Bezerra de Menezes de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Rua: Raimunda Lopes da Cunha N. 476 - Bairro: Limoeiro - Cep: 35300-106 - Cidade: Caratinga/MG.

Realização da campanha contra o cerol junto a População de Caratinga.

Curso de Direção Defensiva realizado na Região da Mantiqueira, em Agosto/2017.

Cantinho da Saúde.

Campanha Setembro Vermelho

Siga seu Coração alerta que o número de mortes por doenças do coração é o dobro das causadas pelo câncer

 

As doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas ao ano no mundo todo - esse número representa 31% de todas as mortes no planeta. De cada três mortes, uma é causada por doença cardiovascular. Elas são a principal causa de morte em pessoas de 40 aos 65 anos e responsáveis por 20% de todos os óbitos em adultos acima dos 30 anos.

 

O Brasil está entre os 10 países com mais mortes por doenças cardiovasculares. Em nosso país elas também são a primeira causa de mortes e o número de óbitos chega a 350 mil em um ano. A principal doença é o derrame, seguido pelo infarto e pressão alta.

 

Para fazer frente a essa epidemia silenciosa, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o terceiro ano da campanha Setembro Vermelho - Siga o seu Coração.

"Queremos mostrar para a população, que a prevenção é um estilo de vida que se deve adotar desde criança e que muitas das doenças do coração são genéticas, mas outras são adquiridas. Por isso, comer bem, praticar exercícios, diminuir o estresse e consultar o médico periodicamente, entre outros hábitos simples, podem salvar o nosso coração", explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

 

O lançamento da campanha foi no dia 1º de setembro de 2017, no Rio de Janeiro. A equipe do Instituto irá às compras com você para saber: Será que a sua compra é boa para o seu coração? Quanto de alimento saudável entra na sua casa? A ideia é trocar experiências e orientar a população sobre o melhor cardápio e os cuidados com a saúde cardiovascular.

Nas redes sociais será lançado o Desafio Setembro Vermelho - Siga seu Coração. A cada semana os internautas deverão realizar um desafio proposto, como caminhar, comer uma salada antes da refeição, meditar e a semana para avaliar o IMC, a circunferência abdominal e medir a pressão arterial.

O Instituto vai disponibilizar em seu site para download a cartilha Diálogos do Coração, com informações sobre as doenças cardiovasculares. Terá também a série de doenças auto adquiridas, falando de obesidade infantil, diabetes, tabagismo, sedentarismo, entre outros temas.

 

Como cuidar do coração deve ser uma ação de todos, o Instituto convida as pessoas a usarem algo vermelho - pode ser uma peça de roupa, um batom - no dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração. Nessa data será realizado um Facelive que vai esclarecer dúvidas dos internautas a partir das 11 horas.

Além disso, ao longo do mês de setembro, vários monumentos e prédios públicos e privados, como o Cristo Redentor, serão iluminados de vermelho para chamar a atenção de todos para a campanha.

Setembro Vermelho - Siga seu Coração

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil, em 2014, a campanha "Siga seu Coração", de prevenção às doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortes em todo o mundo. Em setembro, a iniciativa ganha destaque nacional, reforçando o Dia Mundial do Coração, que é celebrado dia 29. Durante o mês são realizadas diversas ações de conscientização, incentivando a adoção de hábitos saudáveis.

 

www.facebook.com/sigaocoracao

www.ladoaladopelavida.org.br

www.facebook.com/institutoladoaladopelavida

Alimentação Saudável: Uma Receita de Saúde

 

A alimentação correta (variada e balanceada) é o primeiro passo para uma vida saudável. Ela evita que faltem nutrientes no corpo e, assim, protege contra doenças. Além disso, a alimentação adequada previne o excesso de gordura no organismo, que pode levar à obesidade (quando a reserva de gordura do corpo aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a obesidade como uma epidemia (doença que surge rapidamente num lugar e se manifesta, ao mesmo tempo, num grande número de pessoas). Para se ter uma ideia do tamanho desse problema, a OMS considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo. Um dos maiores problemas associados à obesidade são os riscos às funções do coração, além do aumento da predisposição para várias doenças.

 

Conheça melhor os alimentos e adote uma alimentação saudável!

Na hora de escolher o que comer, o ideal é conhecer de que são formados os diferentes alimentos.

Para isso, um bom começo é entender o que são os nutrientes.

 

Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam em conjunto, e se dividem em:

  • macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos;

  • micronutrientes: vitaminas e sais minerais.

 

Uma alimentação saudável é variada, balanceada e moderada. Isso significa comer os diferentes tipos de alimentos todos os dias, nas quantidades certas, para receber as calorias e nutrientes indispensáveis à saúde.

 

 

http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/alimentacao-saudavel/alimentacao-saudavel-o-segredo-para-a-saude

Preserve o Meio Ambiente

Como preservar o meio ambiente com atitudes simples?

Confira nossas dicas e ajude a preservar os recursos naturais de nosso Planeta no seu dia a dia

 

A preocupação com a prática de como preservar o meio ambiente está em grande evidência atualmente. Sua importância e impacto tanto no ecossistema, quanto na vida humana tem sido tema de discussão em reuniões de organizações e governo, debates, simpósios e congressos ao redor do mundo.

As medidas de prevenção são essenciais, pois vão de encontro à obtenção, utilização e possível escassez dos recursos naturais, visando garantir um planeta ambientalmente mais sustentável.

A preservação ambiental é um dever de todos e de cada um. Mas como contribuir com preservação do meio ambiente com atitudes simples?

O primeiro passo é conhecer o problema da degradação ambiental que o indivíduo causa em seu meio e como diminuir – e até eliminar – esse impacto. Informação é essencial. Veja algumas dicas:

• Troque o carro ou moto pela caminhada ou transporte coletivo – além de não contribuir na emissão de gases nocivos na atmosfera, você ainda adquire uma prática saudável em seu dia a dia;

• Diminua o uso de água no banho, ao escovar os dentes ou fazer a barba, ao a lavar louça, lavar o carro e calçadas;

• Diminua o consumo de energia elétrica, utilizando-se da luz solar sempre que possível. Abra as janelas, desligue as luzes dos ambientes em que não haja ninguém, desligue o ar condicionado e troque suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes;

• Evite a impressão e o acúmulo de papéis. Verifique se suas contas, que são deixadas na caixa do correio, não podem ser enviadas apenas para seu e-mail e utilize a impressora em caso extremamente necessário. Reutilize o verso dos papéis que já foram usados, transforme-os em rascunho;

• Jogue o lixo no lixo! Não descarte-o em estradas, terrenos, praias e tente separá-lo para a reciclagem;

• Evite o uso de embalagens de isopor;

• Ao fazer suas compras em mercados, leve de casa sua sacola retornável, evitando o uso de grande quantidade de sacolas plásticas;

• Prefira pilhas recarregáveis ao invés das pilhas comuns;

• Se você tem plantas em casa, molhe-as pela manhã ou no fim da tarde, somente em sua base – além de absorver melhor a água, evita que suas folhas sejam queimadas pelo sol;

• Cheque se as torneiras não estão pingando, se não há vazamentos, se a fiação está em ordem e se a porta da geladeira está bem fechada;

• Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os que possuem baixo consumo de energia;

 

• Plante uma árvore e incentive o cuidado da flora de sua região, mesmo que seja uma hortinha!

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/como-preservar-o-meio-ambiente-com-atitudes-simples/

Dê sua opinião e sugestão sobre o HOLOS IN, através do e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone    

(31)3267-5300. Ele é muito importante para todos nós!

Holos Consultores Associados Ltda.

Rua Silva Ortiz, 223 - Floresta. CEP: 30150-130 –Belo Horizonte – MG.

Tel: 3267-5300 / e-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-Diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor Executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Boletim Holos IN – Responsável: Emmanuel Messias do Nascimento Martins