© 2018 Holos Consultores

Boletim informativo da Holos Consultores n. 50 - ano 13 - 01 Setembro de 2018

Editorial

 

RECONHECIMENTO DE FORNECEDORES

 

Anualmente, é realizado pela CEMIG o “PRÊMIO FORNECEDORES”, reconhecendo as empresas que apresentaram excelente desempenho no fornecimento de materiais e prestação de serviços. Pelo 3º ano consecutivo, a HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA é homenageada pelos serviços prestados à CEMIG.

No dia 04 de julho, o Sócio Administrador, Márcio José Soares Pinto, compareceu ao evento para receber a tão merecida homenagem por melhor contrato de leitura de medidores de consumo.

 A HOLOS sempre procurou, inovar, incentivar e desempenhar trabalho com qualidade e segurança, mantendo transparência em gestão, integridade e responsabilidade.

Manteremos constantemente uma equipe que valoriza o seu código de ética e conduta profissional, buscando sempre alcançar melhores resultados. A todos os nossos profissionais, nosso profundo agradecimento.

“A determinação de hoje é o sucesso de amanhã”

 

Márcio José Soares Pinto.

Sócio Administrador

Enfoque

Leitura interessante para crescimento profissional...

A UNIÃO FAZ A DIFERENÇA

Houve uma reunião em uma marcenaria, onde as ferramentas se juntaram para acertar suas diferenças. O martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes o notificaram que teria que renunciar.

A causa? Fazia barulho demais e, além disso, passava o tempo todo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito. Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.

Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu em um fino móvel. Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. 

Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Então se sentiram como uma equipe capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.

O mesmo ocorre com os seres humanos. Basta observar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação fica tensa e negativa. Ao contrário, quando se buscam com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isso é para os sábios!

Segurança...

ERGONOMIA

 

A ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do posto de trabalho em um contexto específico, para que os aspectos que dificultam o desenvolvimento do trabalho possam ser observadas afim de buscar uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo indivíduo. O principal foco da ergonomia é trazer, de maneira eficaz, técnicas adaptativas para facilitar as atividades diárias dos trabalhadores, buscando a prevenção de patologias que podem surgir por esforço repetitivo, melhorando o rendimento dos colaboradores junto às empresas.

A ergonomia deve ser aplicada nos postos de trabalho conforme a atividade desenvolvida, a partir de informações trazidas pelo colaborador, como por exemplo: tempo diário de atividade no posto de trabalho, altura, peso, posicionamento adotado para realização do trabalho e queixas relacionadas ao desconforto no posicionamento adotado.

 

 Essa ciência é normatizada através das NR’s (normas regulamentadoras), onde o técnico em segurança do trabalho busca informações que possam ser importantes para a melhora na saúde de funcionários nas mais diversas áreas. Para que essas normas sejam colocadas em prática, existem muitas avaliações que facilitam a identificação de irregularidades nos postos de trabalho, afim de complementar as informações anteriormente coletadas e estudadas.

Apesar de se buscar muito pela realização de estudos sobre a ergonomia como ciência, necessita-se que as empresas entendam a importância da aplicação da mesma, para que assim ocorra a conscientização dos colaboradores para entender a importância de manter os cuidados em suas atividades diárias.

 

Benefícios das aplicações ergonômicas nas empresas:

  • Garantia de qualidade de vida, saúde e bem-estar dos colaboradores;

  • Aumento na qualidade de produção

  • Estabilidade na frequência dos trabalhadores;

 

Por isso, é importante que as empresas se preocupem em demonstrar interesse na boa saúde de seus colaboradores, estimular a prática de atividades físicas, estudar possíveis modificações para melhorar as condições de trabalho. Ofertar atividades como ginástica laboral e estimular a utilização correta de EPI’s, assim como outras medidas que podem ser tomadas em prol do bem-estar comum.

Conhecendo Melhor a 

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

POLÍTICA DE QUALIDADE HOLOS

 

Satisfazer as necessidades de nossos clientes através do atendimento de suas expectativas.

 

Nosso compromisso é:

- Atender aos requisitos técnicos dos serviços através de soluções criativas aplicáveis a cada um deles;

- Capacitar e alocar profissionais competentes para execução dos serviços;

- Promover a qualidade nas parcerias com fornecedores e clientes;

- Respeitar as posturas relacionadas à sociedade e ao meio ambiente;

- buscar resultados que estimulem o crescimento da HOLOS  e seus clientes;

- Melhorar, continuamente sistema de gestão da qualidade, processos e serviços.

“CANTINHO DO AMIGO”

Para ler e refletir sobre nossos amigos...

DICAS PARA MANTER A CASA LIMPA QUANDO SE TEM UM PET

Os pets são fofos, carinhosos, fiéis e companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa. Eles não têm a mesma noção de higiene que nós, então não ligam de passear pelos cômodos com as patas sujas de terra, por exemplo. É por isso que manter a limpeza da casa é um verdadeiro desafio para os donos de animal de estimação. 

Pensando nisso, preparamos um guia com quatro dicas para manter a limpeza de casas com pets 

1) Usar produtos de limpeza próprios para casa com pet

   Quando há um pet dentro de casa é difícil evitar que seu cheiro impregne no ambiente. Para eliminar esse odor ruim, recomenda-se o uso de desinfetantes com essa finalidade, pois produtos feitos para retirar o cheiro de animal possuem três tipos de moléculas de perfume.

Desta forma, além de desinfetarem o ambiente, seu cheiro permanece por mais tempo. O ideal é sempre optar por produtos feitos à base de amônia quaternária e fragrâncias como cítrico, citronela, herbal e lavanda.

Além disso, esses produtos não fazem mal ao bichinho.

2) Ter o aspirador como melhor amigo

   O ideal é passar o aparelho nos cômodos ao menos três vezes por semana. O pelo do animal, também pode gerar um odor ruim nos ambientes, por isso é importantíssimo fazer uso do aspirador com frequência.

 3) Manter o ambiente arejado

    Aconselha sempre deixar as janelas abertas para circulação do ar.

4) Lavar os pertences do animal

   Todos os utensílios do animal devem ser lavados com frequência, seja caminha, cobertores, brinquedos ou recipientes de alimentação. Itens de dormir devem ir para a máquina uma vez por semana, já o comedouro e bebedouro precisam de higiene diária. 

A falta de higienização deixa um cheiro nada agradável, que acabará se espalhando pelos outros cômodos. 

Seguindo essas dicas simples você conseguirá manter a sua casa limpa e cheirosa

 

Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/dicas/2018-08-10/casa-limpa-com-pets.html

 “Eventos Holos”

 

TREINAMENTO DE SEGURANÇA

 CONSELHEIRO LAFAIETE

TREINAMENTO DE SEGURANÇA  

SÃO JOÃO DEL REI

CAMPANHA CONTRA O USO DO CEROL

VENDA NOVA – JULHO/2018

 “Cantinho da Saúde”

No Brasil o Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, todos os anos, que tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da educação sanitária.

Ou seja, como meta final, as ações implementadas neste dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população, que abranja aspectos mentais e emocionais.

 

Também existe a Dia Mundial da Saúde, que é comemorado no dia 7 de abril, porém, o dia nacional da saúde também serve para recordar e homenagear Oswaldo Cruz, cujo trabalho o consagrou como um dos principais responsáveis pela erradicação de perigosas epidemias que assolavam o Brasil, entre o final do século XIX e começo do século XX.
Saúde é fundamental para ser feliz!

Visando essa data, o Ministério da Saúde lançou em 06 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2018. A ação envolve todos os Postos de Saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

 

** A vacina é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior. Converse com seu médico.

Alimentação Saudável.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

A pirâmide alimentar é uma representação gráfica importante da orientação nutricional da população

As pirâmides alimentares são diferentes em cada país, pois adotam a realidade de seu povo.

A pirâmide alimentar pode ser definida como uma representação gráfica que ajuda na orientação da população para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Desde sua criação e adoção pelo United States Department of Agriculture (USDA), em 1992, a pirâmide já sofreu diversas modificações, mas continua sendo uma ótima aliada no momento de escolher os alimentos adequados para a dieta.

 

A pirâmide alimentar brasileira

Cada país apresenta uma forma de alimentação típica de seu povo. Assim sendo, não seria correto adotar a pirâmide criada nos Estados Unidos em nosso país. Partindo desse princípio, foram feitas modificações para que a pirâmide apresentasse características que refletissem a realidade de seu povo.

A pirâmide atual brasileira foi proposta com base em uma dieta de 2000 Kcal, e os alimentos foram divididos em oito grupos. Para cada um desses grupos, foram estabelecidos os números de porções diárias recomendadas para uma alimentação mais saudável: Veja os oito grupos alimentares e os números de porções recomendados:

 

TABELA NUTRICIONAL – PORÇÕES DIÁRIAS

Arroz, pão, massa, batata, mandioca .       6 porções  =  900 kcal

Legumes e verduras .                              3 porções  =    45 kcal

Frutas                                                    3 porções  =  210 kcal

Carnes e ovos                                         1 porção    =  190 kcal

Leite, queijo e iogurte                              3 porções  =  360 kcal

Feijões                                                   1 porção    =   55 kcal

Óleos e gorduras                                     1 porção    =   73 kcal

Açúcares e doces                                    1 porção    =  110 kcal

 

É importante salientar que, no grupo dos carboidratos (arroz, pão, massa, batata, mandioca), é sempre válido optar por produtos integrais. Já no grupo dos vegetais, é importante sempre dar prioridade à sua ingestão na forma in natura para que os nutrientes não sejam perdidos. Óleos, gorduras, açúcares e doces devem ser ingeridos sempre em baixa quantidade.

Além disso, na pirâmide, é possível encontrar a recomendação sobre a prática de atividade física diária por, pelo menos, 30 minutos.

Lembre-se: Hábitos de vida saudáveis e uma alimentação balanceada são fatores importantes na prevenção de várias doenças!

“Preserve o Meio Ambiente”

ELEIÇÃO X POLUIÇÃO AMBIENTAL

    Uma das questões que aos poucos vem sendo enfatizadas pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério Público Eleitoral é a poluição produzida pelos candidatos ao longo da campanha. Contudo, o pleito deste ano é marcado por um início de mudança de atitude em relação a esse aspecto.

 

    Todo ano eleitoral, uma grande parte dos candidatos e eleitores tem poluído o meio ambiente sob os mais variados aspectos, independentemente de corrente ideológica ou partidária, terminando por prejudicar o meio ambiente e toda a coletividade de tal maneira que ao término das eleições, nos deparamos com a degradação ambiental espalhada por toda cidade.

 

     Sendo assim, os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil promovem ações de conscientização que visam estimular partidos, candidatos e eleitores a contribuírem para uma eleição mais limpa, segura, transparente e sustentável. As propostas das campanhas buscam, entre outras ações: reduzir o lixo provocado pelas eleições, promover a sustentabilidade, sensibilizando candidatos a utilizarem materiais recicláveis e a darem destinação ambientalmente correta para as sobras de material, e incentivar os eleitores a apoiarem candidatos que respeitam a cidade.

 

** Conheça abaixo ações realizadas pelo TRE/MG:

    Um dos estados pioneiros em campanhas de conscientização sobre limpeza nas eleições é o TRE de Minas Gerais. A campanha “Sujeira Não é Legal” foi lançada em 2010 com a proposta de orientar candidatos, eleitores e a população em geral sobre as melhores condutas durante o processo eleitoral, para a realização de uma campanha mais limpa, segura, tranquila, transparente e ecologicamente correta.

 

 “O combate à corrupção, começa durante as eleições, com o voto consciente da população e continua depois, com muita fiscalização.”

 

**Quer acompanhar seu candidato após as eleições acesse o link:https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/apps-permitem-avaliar-e-acompanhar-trajetoria-de-politicos,c930758bf78d8410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Ou baixe o aplicativo Voto a Voto

 

 

Fonte: https://jus.com.br/artigos/8981/a-poluicao-eleitoral-e-o-direito-ao-meio-ambiente-ecologicamente-equilibrado

Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Agosto/tres-promovem-campanhas-ambientais-e-de-sustentabilidade-na-eleicoes

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.