Boletim informativo da Holos Consultores n. 61 - ano 16 - 01 Junho de 2021

EDITORIAL

 

SEMPRE EM FRENTE

1 - EDITORIAL - MARIO SERGIO CORTELLA.jp

O primeiro semestre de 2021 está chegando ao fim, infelizmente ainda cheio de incertezas, desafios e contradições sociais, políticas e econômicas. Não era bem o que eu queria escrever, mas continuo esperançoso de que iremos vencer mais essa batalha. Nenhum ser humano, por mais graduado e especializado que seja nas diversas áreas que são de suma importância para o fim da pandemia tem a resposta imediata e definitiva. O que temos que ter em mente é que, apesar de todos os problemas enfrentados inicialmente, nós evoluímos – mesmo que a passos lentos – para que a vacina seja disponibilizada para toda população. Todas as áreas envolvidas devem estar engajadas num mesmo propósito. Só assim conseguiremos passar por essa fase e vencer esse mal que nos assombra.

Sempre falei sobre mudança, e sempre me adaptei a diversos momentos importantes em minha vida tanto profissional quanto pessoal, que exigiram coragem, determinação e muitas vezes paciência para que eu tomasse determinada decisão ou atitude. Na verdade a vida sempre exigiu isso de cada um de nós. Estamos em constante mudança. Se olharmos para quem éramos a 10 (dez) anos atrás e parássemos no início de 2019, jamais iríamos imaginar como seria 2020/2021. Tenho plena certeza de que, por menor que seja todos vivenciamos acontecimentos que determinaram algum caminho ou solução diferente para nossas vidas. Este momento não é diferente. Só é mais assustador porque não depende exclusivamente de uma decisão ou atitude de nossa parte, depende de fatores externos. Porém, como já disse várias vezes, incerteza sempre foi uma realidade do ser humano. Nós só não tínhamos a consciência de quão frágeis nós somos. Então, o que posso dizer é que, continuo lutando, confiante de que no final vai dar tudo certo.

Sejam perseverantes porque fazemos parte dessa história, então vamos contribuir dando um bom exemplo para as gerações que virão. Vamos continuar firmes com as medidas de proteção, segurança e higiene. Que fique registrado na história que nós fizemos a nossa parte para que o mundo tenha um futuro melhor.

Márcio José Soares Pinto.

Sócio Diretor

2 - EDITORIAL - FRASES.jpg

ENFOQUE

Leitura interessante para crescimento profissional.

3 - ENFOQUE.jpg

GESTÃO DO TEMPO: o que é? Como fazer? Quais as vantagens?

Existem algumas práticas para que seu tempo seja melhor aproveitado, que te ajudam a ter muito mais eficiência na realização dos seus processos e produtividade durante a rotina de trabalho.
Confira nosso artigo e aprenda sobre o que é gestão de tempo, a sua importância e as vantagens de aplicar esta administração do tempo na sua empresa.

O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo é uma metodologia que auxilia na organização e planejamento da sua rotina, mas pode ser aplicada a qualquer aspecto nas organizações. É o ato de administrar o período de duração dos eventos, sendo fundamental durante a gestão de desempenho dentro de uma empresa.

É saber organizar suas tarefas, atividades, e planejar a rotina de uma maneira que os esforços sejam mais eficientes e a divisão do tempo seja elaborada de forma inteligente. Assim, a gestão de tempo será executada no menor espaço de tempo, elevando a produtividade e alcançando melhores resultados.

Você sabe organizar seu tempo de forma efetiva? Aprenda agora a gerenciar o seu dia para realizar as suas atividades organizacionais com mais produtividade!
Como fazer gestão do tempo?

É importante ter em mente que fazer a gestão de tempo não quer dizer trabalhar em dobro, mas sim saber aproveitar e ter um bom desempenho em todas as etapas do seu dia. Utilize a gestão de tempo não só em tempos de crise, mas como uma característica pessoal para auxiliar a sua produtividade.

Crie um planejamento do que precisa ser feito e mantenha uma organização

O primeiro passo para começar a desenvolver a habilidade de gestão do tempo é ser organizado, então tudo começa com um planejamento sobre sua rotina de trabalho, saber administrar o que precisa ser executado e quanto tempo leva entre uma tarefa e outra. Para isso, é necessário colocar todas as atividades em uma ordem de importância, separando seu tempo para iniciar todas as tarefas urgentes em primeiro lugar.

Faça um checklist para colocar em prática a suas tarefas

Criar uma lista de afazeres diários, semanais ou mensais pode ajudar na organização e no planejamento, para que sua gestão do tempo seja cumprida corretamente. Usar os modelos de checklists para marcar todas as tarefas que serão realizadas e as que já foram executadas pode te dar muito mais controle sobre por onde começar e onde terminar seu dia. Crie uma linha do tempo para te ajudar com essas listas e manter um padrão em sua rotina.

Estabeleça uma ordem de prioridade

Assim como dito anteriormente, para cumprir todas as tarefas é necessário ter uma ordem de prioridade. Comece pelos mais importantes, dê preferência para as atividades que tenham o prazo de tempo de entrega menor e deixe para realizar as tarefas mais simples ou não prioritárias para depois.

Começar o dia com as tarefas mais difíceis é o recomendado, porque no final do dia você termina suas atividades, menos estressado afinal você terá concluído todas as metas complexas e que levam mais tempo.
Os prazos têm que ser levados em consideração também, para que se alguma tarefa precisar de alteração, você consiga entregar sem nenhum atraso ou tenha que fazer com pressa. Coloque o tempo a seu favor!

.

FONTE: https://mereo.com/blog/gestao-do-tempo-e-produtividade/

SEGURANÇA

VOLTANDO A ROTINA SEM COMPROMETER A SEGURANÇA

As vantagens de uma reunião por videoconferência

4 - SEGURANÇA - REUNIÃO.jpg

Com a pandemia do coronavírus, o mundo inteiro precisou aderir ao distanciamento social, o que aumentou o número de pessoas trabalhando em home Office.
Com isso, hoje é mais que comum falar sobre reuniões por videoconferência, o que tende a ser algo que irá ficar para o futuro pós- pandemia. E por que é muito provável que as reuniões por videoconferência tornem-se cada vez mais comuns?

Há diversas vantagens em fazer videoconferência dessa forma. Confira as principais:

Reduz os custos com telecomunicações (chamadas telefônicas, por exemplo) e com deslocamentos dentro da cidade. Economia de tempo, já que sem precisar se deslocar até um ponto de encontro, todos podem conectar-se de onde estão de forma rápida.

Otimização do tempo para aumento da produtividade, ganhando assim em eficiência operacional.
Mais objetividade e mais rapidez nas reuniões, sem que se perca tempo com assuntos desnecessários.

Possibilidade de atendimento remoto, o que também tem impacto na redução de custos e economia de tempo com deslocamentos.
E como fazer reuniões por videoconferência?
Existem diversos aplicativos que são voltados para chamadas de vídeo em tempo real e permitem que reuniões possam ser realizadas de maneira eficaz.

Entre eles, podem ser citados:
Zoom: um dos aplicativos mais populares para chamada de vídeo, o Zoom tem se destacado como uma das melhores opções como app para videoconferência. Por meio dele, você terá vídeo HD e áudio em alta qualidade e videoconferências com suporte de até 1000 participantes.

WebEx: é um aplicativo perfeito para fazer reuniões por videoconferência, já que permite o compartilhamento de tela e realidade aumentada.
Meet: o Google Meet é o aplicativo de videoconferência do Google. Ele possui diversas funcionalidades básicas que permitem reuniões remotas, tais como compartilhamento de telas para apresentações e anexo de arquivos.

FONTE: https://popcomunicacao.com.br/as-vantagens-de-uma-reuniao- por-videoconferencia

5 - SEGURANÇA - NOTEBOOK.jpg

CANTINHO DO AMIGO

CUIDE DO SEU PET NO INVERNO

.

6 - CANTINHO DO AMIGO.jpg

Com a chegada do inverno, muitos tutores preocupam-se com a saúde de seus pets, imaginando que eles ficam com a saúde tão vulnerável quanto nós, humanos. Mas será que eles precisam ser tão protegidos assim? Para entender melhor essas peculiaridades, falamos com a médica veterinária Giovana Favaratti.

Segundo Giovanna, a forma de transmissão de doenças no inverno difere muito entre humanos e pets por um simples motivo: a socialização é diferente. “Os seres humanos têm maior tendência a gripes e resfriados no inverno porque vivemos aglomerados, e temos a capacidade de transmitir entre os outros, já que ficamos em ambientes fechados. Cães e gatos não vivem assim: vivem na casa de seus tutores e, mesmo na rua, não ficam aglomerados”, explica.

Mas doenças podem sim acometer pets no inverno – e até fora dele, pelo mesmo motivo: a fragilidade das vias aéreas. “Existem os famosos resfriadinhos já que, no frio, os cães expostos a baixas temperaturas, especialmente cães com pelagem curta, que podem sofrer hipotermia e ter as vias aéreas congestionadas, mas é uma questão fisiológica. No verão, por exemplo, casas com ar-condicionado muito forte também podem comprometer a saúde de pets neste sentido”, conta.

Segundo Giovana, é indicado usar roupas de proteção em cachorros de pelagem curta, que não estão naturalmente protegidos contra as temperaturas muito baixas; já gatos e cães de pelagem longa não precisam desse tipo de proteção – e gatos, inclusive, podem acabar sofrendo com estresse em decorrência da roupa e até mesmo ter problemas com a imunidade por conta disso.

No fim das contas, é importante ter atenção com seu pet, mas entender que, na maioria dos casos, ele já está pronto para lidar com o inverno – e são justamente as intervenções do homem – como o ar-condicionado ou o uso de roupas sem necessidade – que pode afetar sua vida. A última dica de Giovana, no caso, não é necessariamente para seu bichinho, mas para quem está à volta dele: “Se o seu cão for diagnosticado com Tosse do Canil, vale ficar atento com idosos e crianças pequenas, porque o sistema imune é mais fragilizado e estão mais imunossuprimidos que adultos saudáveis”.

7 - CANTINHO DO AMIGO - CÃO COM CANECA.

CANTINHO DA SAÚDE

Isolamento Social e os impactos na Saúde Mental

.

8 - CANTINHO DA SAÚDE - SAÚDE MENTAL.j

O mundo está vivendo em uns dos maiores impasses em toda a sua história social, política, econômica e na área da saúde.
A sociedade vive em um grande dilema: alguns defendem a volta da rotina, outros não. É visível que nós não podemos ter uma rotina normal, mesmo tendo a vacinação, para que não tenha um aumento no índice de contaminações e mortes com as mutações. Os países devem adotar medidas preventivas, criando novas formas de empregabilidade e esperando que a vacina chegue a todas as famílias.

Situação atual da saúde mental

Essas mudanças ocorridas na dinâmica da sociedade transformaram a vida das pessoas e isso tem causado uma série de danos sociais, econômicos, políticos, educacionais, psicológicos e físicos. O desemprego e o isolamento têm levado milhares de pessoas a desenvolverem problemas psicológicos, devido o desamparo e as novas exigências do mercado de trabalho. E muitas pessoas não estão preparadas para enfrentar tantas mudanças no dia a dia. Com a escola remota e com os filhos tendo aula em casa, isso fez com que os pais ficassem mais sobrecarregados, tendo que conciliar a educação dos filhos com as pesadas jornadas de trabalho. Além de sobrecarregar a família, o isolamento fez com que a família adoecesse frente à incerteza do futuro quanto ao emprego, à educação dos filhos e a doença que assola o mundo.

Os atritos entre os casais e a violência doméstica também aumentaram com a pandemia. Com a convivência mais intensa, muitos parceiros passaram a conhecer o companheiro mais de perto, descobrindo que não tinha afinidades em comum, e, por conseqüência, ocorreram inúmeros atritos que levaram a muitos divórcios. Entre tantos problemas sociais, é visível que a educação dessa nova geração será deficiente por causa do isolamento. As aulas online não transmitem os conteúdos como nas aulas presenciais, deixando uma grande lacuna na vida escolar das crianças. Muitos alunos fingiam assistir as aulas ou não às frequentavam, por fim todos foram aprovados com bom ou ruim rendimento. Com esse contexto, é visível que os alunos saíram prejudicados tanto no rendimento escolar como na socialização, que é necessária para todo aluno que está em construção na sociedade.

Impactos do isolamento/exclusão social na saúde mental

Nesse cenário, a sociedade está vivendo um momento devastador da sua existência. Todos esses fatos descritos acima têm gerado um aumento na piora da saúde mental e física das pessoas, devido o isolamento social.

A incerteza, a pressão por resultados, o acúmulo de funções nas empresas, a educação defasada e os atritos familiares têm trazidos sérios problemas à saúde de seus colaboradores. Muitos desses trabalhadores adquiriram diagnósticos de pânico, ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas ou físicas durante essa pandemia, tendo um aumento de número em solicitações no INSS para pedir aposentadoria por invalidez de saúde.

Assim, muitas empresas buscam a prevenção, e esse é o caminho para a sociedade se reerguer dessa pandemia que assolou o mundo inteiro.
A sociedade está em transformação e ainda está cedo para dizer qual vai ser o nosso destino, pois estamos na era da incerteza.

9 - CANTINHO DA SAÚDE - FRASE.jpg

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Como manter a alimentação saudável no inverno

10 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.jpg

Quem disse que o inverno é só para comer coisas gordurosas e muito chocolate? A temporada de frio também é uma ótima oportunidade para variar o cardápio e não fugir da alimentação saudável!
Para se aquecer no inverno o corpo precisa aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal, o que faz com que as pessoas comam mais e optem por refeições mais calóricas. A nutricionista Ellen D’Arc daBio Mundo, rede de lojas de produtos saudáveis, alerta para os possíveis problemas nos excessos que o inverno pode trazer e dá algumas dicas para conservar a saúde durante essa estação.

“Nesse período é importante redobrar a atenção com o que comemos. Ficamos propensos a cometer exageros nas refeições, ao mesmo tempo em que ficamos vulneráveis a algumas doenças sazonais. Manter uma alimentação equilibrada será um bom aliado para evitar esses problemas”, comenta a nutricionista.

Confira algumas dicas para manter a alimentação balanceada no inverno:

1. Varie nas sopas

Caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados. O uso de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade, por causa das fibras, e evitar exageros. Além disso, o recomendado é combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.

2. Se beneficie das gorduras boas nas pequenas refeições

Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas. São ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. As vantagens dessas sementes são muitas. Por serem práticas vão ajudar a diminuir o consumo de doces e de salgadinhos que aumentam o nível do colesterol ruim.

3. Não deixe as frutas de lado

Para as refeições intermediárias, consuma frutas da estação. Uma boa alternativa é optar por frutas secas e cristalizadas, elas são mais práticas para carregar e não vão deixar você perder os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem.

4. Hidrate-se sempre

Com o clima frio a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que no inverno diminui a necessidade de se manter hidratado. Independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano. Por esses motivos, mesmo quando não sentimos sede, devemos nos hidratar durante todo o dia.

5. Varie nas bebidas

Esse é um período para aproveitar e beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C. Algumas dessas bebidas podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, por serem ricas em vitaminas e nutrientes. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliarem o sistema digestivo e no controle do peso. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros, uma boa opção é o uso do açúcar de coco ou mascavo.

6. Substitua alguns alimentos

Substitua alimentos comuns por integrais. Eles são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol. Também prolonga a sensação de saciedade.

FONTE: https://www.webrun.com.br/dicas-alimentacao-saudavel-inverno/

FONTE:https://blog.psicologiaviva.com.br/quais-os-impactos-do- isolamento-social-na-saude-mental/

EVENTOS

Apesar de não termos voltado à rotina normal de cursos e treinamentos, nos adequamos à nova realidade para que nossos colaboradores continuem desempenhando suas tarefas com segurança, qualidade e compromisso com o cliente. Os cursos e treinamentos indispensáveis estão sendo disponibilizados em plataformas internas da empresa, grupos específicos de whatsapp e videoconferências. O resultado está sendo muito bom e de uma forma virtual, fomos agraciados no último dia 30 de abril com o prêmio MELHOR LEITURISTA 2020. Devido à pandemia, não houve um evento grandioso – porém não menos importante - como nos anos anteriores. A entrega dos prêmios foi realizada em videoconferência – transmitida via youtube. Parabéns a todos os colaboradores que se destacaram, provando que mesmo em meio à crise, podemos ser melhores a cada dia. Abaixo algumas fotos da entrega dos prêmios durante a videoconferência. Entre eles o primeiro lugar ao colaborador Miguel Ângelo – Contrato de Varginha – Sul de Minas Gerais. Parabéns Miguel pelo merecido prêmio.

Premiação leiturista Miguel Ângelo Guimarães Assis

Colaborador da Filial de Varginha/MG

Contrato Caxambu e Varginha

Coordenação: João Marcos da Silva Alves

11 - EVENTOS - FOTO 1.jpg

Depoimento do leiturista ganhador do prêmio 1o Lugar

12 - EVENTOS - DEPOIMENTO.jpg

Premiação leiturista Samuel Henrique Dias Marques

Colaborador da Filial de Jaboticatubas/MG

Contrato Cidade Nova/Venda Nova

Coordenação: Fábio Meirelles Frossard

13 - EVENTOS - FOTO CIDADE NOVA.jpg

Premiação leiturista Leonardo Soares de Souza

Colaborador da Filial de Teófilo Otoni/MG

Contrato Teófilo Otoni e Almenara

Coordenação: Roberto Ribeiro Barboza

14 - EVENTOS - FOTO TEOFILO OTONI.jpg

Premiação leiturista Agmar Ferreira de Matos

Colaborador da Filial de Paraopeba /MG

Contrato Contagem

Coordenação: Luiz Eduardo Tomé Basílio

15 - EVENTOS - FOTO CONTAGEM.jpg

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho de 2021

16 - PRESERVE O MEIO AMBIENTE.jpg

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em cinco de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.
A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

 

Por que 5 de junho é o Dia do Ambiente?

Porque no dia 5 de junho de 1972 teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's.

A partir de então, a data consta do calendário da ONU - Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Essa data é importante principalmente para a conscientização. Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas tem impactado o meio ambiente e, além disso, é possível perceber o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.

Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema.
Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumenta as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes.

FRASES PARA REFLETIR SOBRE O MEIO AMBIENTE

"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja".

 

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". (Victor Hugo)

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (Mahatma Gandhi)

17 - PRESERVE O MEIO AMBIENTE - FRASE.jp

.

VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM

Mesmo a passos lentos, mas com segurança - como citado na sessão “EVENTOS” - estamos nos adaptando ao novo meio de ministrar cursos e treinamentos, que são indispensáveis para segurança dos nossos colaboradores e qualidade dos serviços prestados. O que a princípio parecia ser uma crise passageira, se tornou um divisor na história da humanidade.

 

De qualquer forma, essa crise avassaladora ainda paira sobre os lares de milhares de pessoas trazendo incertezas, ansiedade, problemas emocionais, financeiros, além de – em muitos casos – a dor da perda. Continuaremos com a sessão “VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM”. Os profissionais citados nesta sessão são de renome internacional e com vasto conteúdo cultural, motivacional, crescimento pessoal e profissional e até mesmo emocional. Vários meios de comunicação têm enfatizado sobre saúde mental durante a pandemia, logo neste Editorial a sugestão é psiquiatra, professor e autor mais lido na última década: Augusto Cury.

 

Com mais 30 milhões de livros vendidos, é considerado o autor mais lido da última década com seu best-seller O Vendedor de Sonhos, adaptado para o cinema em 2016, o Dr. Augusto Cury é idealizador da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos. Criador da AGE – a primeira Academia de Gestão da Emoção online -, que já transformou as vidas de mais de 40 mil alunos através dos cursos e treinamentos com as ferramentas de Gestão da Emoção.

18 - VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM  - FRASE

Frase de Augusto Cury sobre Vida

“A vida é um grande e completo texto, que precisa de muitas vírgulas para ser escrito, ainda que essas vírgulas assumam em alguns momentos formatos de lágrimas.”

19 - VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM  - FRASE

FONTE: https://www.eduardotevah.com.br//

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.