© 2018 Holos Consultores

Boletim informativo da Holos Consultores n. 53 - ano 14 - 01 Junho de 2019

Editorial

 

É comum dizer que uma empresa é tão boa quanto sua equipe. A HOLOS CONSULTORES é um exemplo disso. A empresa tem uma série de diferenciais, mas talvez seu maior diferencial seja sua equipe. Aliado a um perfeito modelo de gestão e à cultura de resultados que vem sendo implantado nos últimos anos, esse diferencial tem sido o grande pilar para o constante crescimento da empresa. E, não vemos como equipe, apenas os colaboradores. A gestão da empresa é o primeiro exemplo de trabalho, garra, determinação, dedicação e compromisso com o a empresa.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”

Robert Collier

 

Márcio José Soares Pinto.

Sócio Administrador

Enfoque

 

Leitura interessante para crescimento profissional...

Posso estar enganado – e sempre haverá quem aponte uma exceção ao que vou dizer - mas a primeira grande pergunta que uma pessoa deve fazer a si mesma em relação à sua vida profissional é: “Qual é a minha vocação?”. Quando alguém que nasceu com vocação para ser empregado resolve ser empreendedor, dificilmente dá certo. E quando um empreendedor nato resolve trabalhar em uma empresa, também não se dá bem. Em minha carreira, eu convivi com muitos funcionários assim, que tinham aquele espírito empreendedor à flor da pele. Uma das características desses profissionais é que eles conseguem arrumar encrenca em tempo recorde. Na primeira semana de trabalho, já estão reclamando que a Área Financeira é lenta, que RH não funciona, que em Marketing todo o mundo é poeta. “Horário”, então, é um conceito que eles abominam. Quando eles têm uma ideia e alguém lhes diz que é preciso preencher um formulário de três vias, eles reagem como se tivessem sido ofendidos. E não fazem isso porque são contra o mundo; fazem isso porque o biorritmo natural do empreendedor é diferente do ritmo do empregado.

Max Gehringer

.

Segurança...

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

A abordagem da segurança, saúde e qualidade de vida tem se mostrado cada vez mais emergente e de grande importância na atualidade coorporativa. Muitos administradores já perceberam que melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus colaboradores torna a organização mais saudável e competitiva.

O conceito tem sido utilizado como forte indicador do grau de satisfação das pessoas que desempenham um trabalho. Sua efetiva aplicação implica em um profundo respeito pelo colaborador. É importante disponibilizar aos colaboradores ferramentas que passam por educar, treinar e proporcionar a eles o equilíbrio dos hábitos que interferem na sua segurança, saúde e qualidade de vida.

Hoje há uma unanimidade na certeza que o fator humano é o elemento diferenciador para o crescimento de uma corporação. Uma empresa que busca ser competitiva em um mercado cada vez mais globalizado, precisa criar um ambiente onde o trabalhador sinta-se bem ao desempenhar suas funções. Isto exige cada vez mais a necessidade de se investir em programas e ferramentas que priorizem a segurança e a qualidade de vida no trabalho.

O QUE É HIGIENE NO TRABALHO OU OCUPACIONAL?

A Higiene ocupacional serve como ação preventiva e reparatória para garantir a saúde do colaborador no ambiente de trabalho. A higiene do trabalho é a ciência responsável por manter a saúde e integridade do trabalhador em dia, livrando-o de possíveis agentes de risco e substâncias prejudiciais. O principal papel da higiene ocupacional é manter o bem-estar do colaborador dentro do ambiente de trabalho.

Fonte: https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-higiene-do- trabalho-ou-ocupacional.html

EVENTOS

REUNIÃO DE ALINHAMENTO COM COORDENADORES E TÉCNICOS DE SEGURANÇA
BELO HORIZONTE - ABRIL - 2019

INSPEÇÃO EM CAMPO – RECIFE – MARÇO-2019

PALESTRA SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA – RECIFE

CONHECENDO MELHOR A HOLOS

SAÚDE

O QUE FAZ DA HOLOS UMA EMPRESA DIFERENCIADA

Em um mundo muito competitivo, em que o tempo é cada vez mais relativizado pela altíssima velocidade imposta pela inovação, parar de investir em conhecimento denota, no mínimo, a vontade consciente de ficar para trás. Na HOLOS CONSULTORES o conhecimento e evolução diária são características básicas de um bom colaborador. Procuramos acompanhar as mudanças e incentivar nossos colaboradores a fazer o mesmo, não sendo apenas pessoas cumpridoras de tarefas e sim cada qual gestor em sua própria área. Contamos com práticas, políticas internas e desenvolvimento das pessoas responsáveis pelos resultados. Com isso ganhamos uma agilidade cada vez maior, garantindo que nossos colaboradores estejam sempre preparados para solucionar problemas e oferecer respostas satisfatórias.

Por fim, é importante ressaltar que conhecimento é luz. É a força que ofusca as trevas da ignorância e que impede que recuemos. Busque conhecimento.

Crescimento depende de conhecimento. Isso é fundamental.

CONGRESSO CORPORH – SÃO PAULO

“As melhores ideias movem o mundo”

PROTEJA-SE DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

O roteiro já é conhecido: a temperatura cai, a umidade desaba, e as gripes e pneumonias começam a incomodar. E, embora esse quadro seja comum a todas as faixas etárias, as preocupações - e os riscos - aumentam após os 60 anos. Mas, isso não quer dizer que estamos imunes. Todos nós, seja qual a faixa etária, temos que ficar atentos e nos cuidar.

A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS

Enquanto as variações de temperatura e de umidade reduzem as barreiras de defesa do aparelho respiratório, temos também nesta época maior aglomeração em ambientes fechados, o que facilita a circulação dos vírus.

Isso aumenta a importância da aplicação da vacina contra o vírus Influenza (da gripe) e da vacina antipneumocócica, que combate um dos principais agentes causadores de pneumonias, a bactéria Streptococcus pneumoniae.

Segundo a médica Maria Rúbia Fernandes de Figueiredo, presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia, estudos demonstram que a vacinação, seguindo orientação médica, reduz a hospitalização e a mortalidade por gripe e pneumonia, além de reduzir problemas cardíacos decorrentes.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Mudanças de hábitos também são indicadas:

  • Reduzir a ingestão de álcool e deixar de fumar.

  • Cuidar da saúde bucal.

  • Uma alimentação saudável vai favorecer essa musculatura e também o sistema imunológico.

  • Manter as doenças crônicas (como diabetes e cardiopatias) sob controle é outra recomendação importante.

  • Para reduzir os efeitos da baixa umidade, são indicados ainda o aumento da ingestão de líquidos e o uso de umidificadores.

CANTINHO DO AMIGO

COMO CUIDAR DE SEU PET NO INVERNO

Com a chegada do inverno e a queda abrupta nas temperaturas, a saúde dos pets fica prejudicada. Além de sofrerem com o desconforto causado pelo frio, os cães e gatos são mais propensos a desenvolverem problemas de saúde nesta época. São algumas das patologias mais frequentes nos pets durante o inverno.

Cães: Traqueobronquite infecciosa canina (similar à gripe dos humanos). Tosse seca, secreções nasais, espirros e a impressão de que cão está engasgado são sinais de gripe nos cães.

Gatos: Panleucopenia, calicivirose e rinotraqueíte felina (similar à gripe dos humanos). Espirros, secreção nasal, falta de apetite e febre são sintomas dessa doença nos felinos.
Para evitar que seu pet sofra com a temperatura mais fria do ano. O veterinário elencou uma série de cuidados que devem ser tomados com esses animais: Evite que os animais fiquem expostos ao frio intenso e a umidade; evite passear com seu pet em horários onde o frio é mais intenso, como o início da manhã ou o final da tarde, por exemplo; Estimule o consumo de água distribuindo mais potes pela casa e fazendo uso de fontes, que mantêm a água em movimento.

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/cuidados- com-os-animais-no-inverno-sao-essenciais-na-prevencao-de- doencas.ghtml

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Saiba porque sentimos tanta fome nos dias frios e como agir para saciá-la e continuar comendo bem

O inverno chegou e com ele aquela fome insaciável, e não pense que é só você que come mais nos dias frios, há uma explicação científica para isso. Precisamos de mais energia para manter a temperatura do corpo estável, e consequentemente, de uma quantidade maior de alimentos. São muitos os excessos que cometemos e por isso seguem algumas dicas para não sair do inverno com alguns quilos a mais.

1 - Não se esqueça de tomar água e tome cuidado com o vinho

Nos dias mais frios, é muito comum que as pessoas se esqueçam de tomar água. “Essa é uma dica importantíssima para o inverno. O indicado é consumir de dois a três litros por dia. Não adianta nada você esquecer- se de se hidratar durante o dia inteiro e tomar dois litros de uma só vez quando chegar em casa após o trabalho, porque o seu corpo precisa de uma gestão hídrica durante o dia inteiro e não conseguirá absorver tudo de uma só vez“, comenta Haline. O consumo de vinho também aumenta na época em que as temperaturas estão mais baixas. Se você é fã da bebida, intercale as taças com um copo de água e tome cuidado com a frequência e a quantidade.

2 - Consuma mais alimentos fontes de vitamina C

A melhor forma de evitar resfriados e gripes é através da ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como a tangerina, acerola, abacaxi, laranja, kiwi, limão, goiaba, caju, maracujá, melão etc. “É importante lembrar que as frutas não devem ser somente consumidas como sobremesa, mas também podem ser servidas em sucos, vitaminas, além de fazer parte das refeições intermediárias e serem usados como tempero. Eles auxiliam na formação dos glóbulos brancos, que integram o nosso sistema imunológico“, diz Breno, que completa: “Tubérculos como gengibre também possuem ação antibacteriana, que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Entretanto, algumas pessoas podem ser alérgicas, então é preciso muita atenção. Por isso, indicamos que seja feito o teste anteriormente com pequenas lascas. Sinais alérgicos geralmente são acompanhados de uma tosse seca, forte, dor de garganta seguida de obstrução e manchas avermelhadas na pele. O alimento não é indicado para pacientes com problemas cardíacos.”.

3 - Não se empolgue tanto com as sopas

É fato que os caldos e sopas são ótimas preparações para o inverno, mas precisamos tomar cuidado com a quantidade de carboidrato utilizada em sua composição. “Use apenas uma fonte de carboidrato, que pode ser batata, batata doce, inhame, mandioquinha etc”, alerta o nutricionista. “Se a sopa for uma refeição completa, é fundamental que seja feita com uma proteína, seja ela carne bovina, frango ou ovo. Opte por trocar o arroz comum pelo integral no caso de canjas”, explica Breno.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

A responsabilidade social, a preservação e consciência ambiental Como preservar o meio ambiente com atitudes simples?

A preocupação com a prática de como preservar o meio ambiente está em grande evidência atualmente. Sua importância e impacto tanto no ecossistema, quanto na vida humana tem sido tema de discussão em reuniões de organizações e governo, debates, simpósios e congressos ao redor do mundo.

As medidas de prevenção são essenciais, pois vão de encontro à obtenção, utilização e possível escassez dos recursos naturais, visando garantir um planeta ambientalmente mais sustentável.
A preservação ambiental é um dever de todos e de cada um.

Mas como contribuir com preservação do meio ambiente com atitudes simples?


O primeiro passo é conhecer o problema da degradação ambiental que o indivíduo causa em seu meio e como diminuir – e até eliminar – esse impacto. Informação é essencial. Veja algumas dicas:

• Troque o carro ou moto pela caminhada ou transporte coletivo – além de não contribuir na emissão de gases nocivos na atmosfera, você ainda adquire uma prática saudável em seu dia a dia;

• Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os que possuem baixo consumo de energia;
• Plante uma árvore e incentive o cuidado da flora de sua região, mesmo que seja uma hortinha!

• Diminua o uso de água no banho, ao escovar os dentes ou fazer a barba, ao lavar louça, lavar o carro e calçadas;
• Diminua o consumo de energia elétrica, utilizando-se da luz solar sempre que possível. Abra as janelas, desligue as luzes dos ambientes em que não haja ninguém, desligue o ar condicionado e troque suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes;

• Evite a impressão e o acúmulo de papéis. Verifique se suas contas, que são deixadas na caixa do correio, não podem ser enviadas apenas para seu e-mail e utilize a impressora em caso extremamente necessário. Reutilize o verso dos papéis que já foram usados, transforme-os em rascunho;

• Jogue o lixo no lixo! Não descarte-o em estradas, terrenos, praias e tente separá-lo para a reciclagem;
• Evite o uso de embalagens de isopor;
• Ao fazer suas compras em mercados, leve de casa sua sacola retornável, evitando o uso de grande quantidade de sacolas plásticas;

• Prefira pilhas recarregáveis ao invés das pilhas comuns;
• Se você tem plantas em casa, molhe-as pela manhã ou no fim da tarde, somente em sua base – além de absorver melhor a água, evita que suas folhas sejam queimadas pelo sol;
• Cheque se as torneiras não estão pingando, se não há vazamentos, se a fiação está em ordem e se a porta da geladeira está bem fechada;

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.