Boletim informativo da Holos Consultores n. 63 - ano 16 - 01 Março de 2022

EDITORIAL

 

1 - EDITORIAL - TEMPO DE VIVER COISAS NOVAS.jpg

“A vitória de um verdadeiro guerreiro é constituída na coragem de sempre recomeçar.” - Marcos Kazushi Nomura

Em breve entraremos no segundo trimestre de 2022. O cenário ainda não está como gostaríamos. Falo muito sobre mudanças, mas nunca pensei no acontecimento de tantos eventos externos que nos forçariam a mudar de qualquer forma. E com essas mudanças, vieram os desafios. Alguns mais fáceis outros medianos e outros bem difíceis. Para superar os desafios é preciso desenvolver atitudes e características próprias de pessoas que aprenderam a vencer. Certamente, todos nós conhecemos algum caso, tanto de derrota quanto da superação. Nossas vidas, desde sempre, são tomadas por desafios que nos obrigam a reagir a determinada situação ou optar por permanecer na zona de conforto. Nossos desafios iniciam bem cedo, ainda quando criança, em disputas entre amigos, em um torneio esportivo, em disputas estudantis, em desejar ser o primeiro da classe, em conquistar a atenção dos pais. Da mesma forma, durante a adolescência, os desafiados passam por processos seletivos como o vestibular, ingresso na vida profissional, e assim é por toda a vida.

Numa empresa não é diferente, normalmente, temos a opção de resolver seguir em frente e encarar os desafios que ela nos impõe, ou “brigamos com o mundo” e nos tornamos eternos inconformados, revoltados, aquele que sempre pensa: “pra mim tudo dá errado”.

 

Quando a gente responde de forma positiva e construtiva aos nossos desafios, nossas forças e virtudes como a coragem, o caráter e a perseverança emergem de forma exponencial. De forma contrária, com pensamentos negativos, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade.

 

Vamos continuar em frente, com pensamentos e atitudes de vencedores. Nunca obteremos resultados diferentes fazendo a mesma coisa, por isso devemos entender que, enfrentando os desafios com coragem e determinação, sairemos melhores e mais fortes.

Márcio José Soares Pinto.

 

Sócio Diretor

ENFOQUE

Leitura interessante para crescimento profissional.

2 - ENFOQUE - Leitura interessante para o crescimento profissional.jpg

A RELAÇÃO ENTRE CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

Já sinalizamos a razão pela qual crescimento pessoal e profissional se relaciona. Entretanto, é possível tornar essa articulação ainda mais clara. Entender sobre essa relação é fundamental para que os profissionais invistam certo em suas vidas e carreiras, alcançando resultados visíveis.

O que torna a relação entre crescimento pessoal e profissional indispensável aos profissionais nos dias de hoje é a transformação da cultura na maioria das empresas e instituições. Tornou-se conhecimento comum que um profissional, por mais especializado, experiente e hábil que seja com os aspectos técnicos, se não sabe trabalhar em equipe, é grosseiro com os colegas, pouco proativo ou engajado no que faz, acaba por prejudicar o andamento das atividades.

Uma vez que o trabalho em equipe é uma premissa para que qualquer setor tenha sucesso, tornou-se um requisito profissional a habilidade em colaborar com outras pessoas. Isso também se reflete no trato com o público, que tem reafirmado seu valor para qualquer área.

Isto é, conquista-se esse tipo de habilidade, a partir do próprio cotidiano, nos ambientes de aprendizado profissional técnico, mas também a partir de ações específicas, como treinamentos, capacitações, coaching, acompanhamento psicológico e afins.

A importância da articulação entre crescimento pessoal e profissional
São vários os motivos que reafirmam a importância em equilibrar o crescimento pessoal e profissional. Habilidades como criatividade, liderança, boa comunicação, iniciativa, empatia e resiliência são aspectos comportamentais aprendidos e desenvolvidos cotidianamente que exercem impacto na vida profissional.

Por essa razão, as empresas e instituições têm preferido profissionais que apresentam essas características, inclusive porque elas são mais difíceis de desenvolver do que aquilo que diz respeito ao conhecimento técnico.

Nesse contexto, para contratação, promoção e situações do gênero, em uma situação na qual se têm profissionais com experiências e formações parecidas, as empresas optam sempre por aquele que abarca uma gama mais ampla e profunda de competências humanas. Além disso, profissionais que investem no crescimento pessoal se manifestam como pessoas mais satisfeitas, motivadas e maduras.

Sendo assim, apresentam maior estabilidade no exercício da profissão, tolerância para lidar com problemas e pressão, agilidade na tomada de decisão, dentre outras qualidades importantes para qualquer cargo, mas, principalmente, para os de maior responsabilidade.

FONTE: https://www.famart.edu.br/a-importancia-do-crescimento-pessoal-e- profissional/

SEGURANÇA

O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO?

3 - SEGURANÄA.jpg

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A ST visa proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível.

O termo segurança do trabalho parece um pouco vago, não é mesmo? Afinal, o que significa garantir a segurança dos seus funcionários? Além de manter a integridade física das equipes, o que mais estaria incluso? Saber o conceito e investir em segurança traz retornos para a empresa que vão além da integridade dos colaboradores.

Segurança do trabalho é o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes e campos de trabalho. A Segurança do Trabalho também atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além de proteger a integridade física do trabalhador.

Por meio de estudos e técnicas específicas, ela analisa a possível causa de um acidente e de doenças ocupacionais com o objetivo de prevenir novos incidentes que podem afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores de uma empresa.

A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais.

Os profissionais que atuam na segurança do trabalho visam a manter um ambiente livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao empregado que afetam também a empresa. No Brasil, a segurança do trabalho é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. É imprescindível que todo empreendimento tenha uma equipe e os profissionais podem ser de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros do trabalho. O dimensionamento da equipe varia de acordo com o número de empregados e o grau de risco da empresa.

Quais são os objetivos da segurança do trabalho?

Os objetivos podem variar conforme o segmento de cada negócio, mas, em sua maioria, são:

  • Redução de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais, garantindo a integridade dos funcionários;

  • Definição de responsabilidades para o empregador, eliminando condições de trabalho que gerem inseguranças na empresa;

  • Foco na saúde dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a importância da prevenção;

  • Certificação de que equipamentos de proteção individual (EPI) estão em bom funcionamento, realizando ensaios constantes para checagem de desempenho;

  • Realização de cursos, workshops, palestras, entre outros formatos de atividades educativas sobre boas práticas de segurança e redução de acidentes de trabalho;

  • Participação de comissões técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

  • Seguir a legislação vigente e os requisitos legais que a compõe;

  • Propor melhores condições de trabalho, visando a saúde física, mental e social de cada colaborador, entre outros.

3.1 - SEGURANÄA - PENSE.jpg

CANTINHO DO AMIGO

5 IDÉIAS ERRADAS QUE AS PESSOASS TEM SOBRE OS GATOS

.

4 - CANTINHO DO AMIGO.jpg

Ter um gato em casa é sempre uma experiência bastante divertida, sobretudo porque os nossos bichanos costumam vir nos mais variados tipos de tamanho, cores, humores e personalidades. Entretanto, nós sempre procuramos novas maneiras de interpretá-los e, por vezes, achamos ter completamente decifrado em nossas cabeças o que é "ser um gato".

O que muitas pessoas não sabem, porém, é que diversas das ideias que nós temos sobre os gatos estão equivocadas. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com cinco ideias que pensamos saber sobre esses felinos, mas não passam de informações incorretas. Olha só!

1. Gatos miam para se comunicar uns com os outros

Apesar de parecer que o seu bichano está utilizando o miado para se comunicar com você ou até mesmo com outros gatos da vizinhança, essa informação não está correta. O ato de miar só é usado pelos os felinos quando ainda são filhotes e precisam chamar a atenção das próprias mães. Fora isso, o miado é uma função que se tornou regular a partir da domesticação pelos humanos.

Quando os gatos querem se comunicar com outros de sua espécie, é mais comum que eles utilizem sinais corporais para manifestar suas intenções. Por exemplo, um gato com a calda para cima provavelmente está indicando uma postura comunicativa e receptiva para com os outros felinos.

2. Gatos não gostam de bebês

Em meados do século XVII, passou-se a difundir a ideia de que os gatos domésticos não gostam, nem um pouco, de bebês. Seja pelo cheiro de leite no hálito das crianças, seja por deixarem de ser o favorito das famílias, "a inimizade viria de berço". Porém, não é preciso dizer que essa informação é totalmente balela.

Obviamente que acidentes podem acontecer quando se tem um bebê em casa, mas o cuidado com os gatos é o mesmo que você deveria ter com qualquer outro animal. Na maioria das vezes, o seu bichano provavelmente vai se aproximar do seu filho por ser um espaço quente, onde ele poderá descansar em paz.

3. Gatos não se apegam aos seus donos

Outro conceito muito comum de se ouvir por aí é de que os gatos não têm nenhum apreço à sua família de humanos, o que não é verdade — e o interesse não surge só porque você o está alimentando. Quando comparamos com os cachorros, podemos até pensar que os felinos não têm coração, mas na realidade é que eles só manifestam afeto de outro jeito.

Um gato não correrá até a porta para te ver chegar em casa, mas talvez você o encontre pelos cantos dando cabeçadas na sua perna e esfregando o corpo dele no seu como uma bela dose de carinho. Então, preste atenção nos sinais!

4. Gatos pretos são mais difíceis de ser adotados
Esse dado não é exatamente uma mentira. Em boa parte do mundo, de fato existe um preconceito generalizado e uma mística de que o gato preto pode trazer azar. Pouca bobagem, né? Porém, existem algumas culturas que levam esses nossos amigos felinos de cor escura como amuletos.
No Japão, ter um gato preto costuma ser indicador de mais pretendentes para as mulheres. Na Alemanha, por outro lado, um gato preto que cruzar o seu caminho da direita para a esquerda costuma ser um sinal de que boas coisas estão vindo pela frente. Melhor pensar assim!


5. Gatos não gostam de carinho
Muitas pessoas tendem a achar que os gatos detestam serem tocados. Inclusive, um controverso estudo de 2013 chegou a afirmar que o contato físico humano lhes causaria enorme quantidade de estresse. Porém, nenhum dos dados trazidos pelos pesquisadores era preciso.
Tempos depois, o autor do estudo, Rupert Palme, confessou que as medidas de estresse dependiam muito mais da personalidade do felino e do ambiente em que ele estava inserido, ou seja, se o seu gato se mostra receptível ao carinho, não precisa ter medo de dá-lo!

FONTE: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/120941-5-ideias- erradas-que-as-pessoas-tem-sobre-gatos.htm

CANTINHO DA SAÚDE

CUIDADOS COM A SAÚDE E RESIDÊNCIA APÓS AS CHUVAS E ENCHENTES

.

5 - CANTINHO DA SAÈDE.jpg

Os cuidados gerais com a água e os alimentos consumidos, bem como a higiene pessoal e do ambiente - bem como o destino das fezes e do lixo, também devem ser redobrados neste período chuvoso, sobretudo em casos de enchentes e alagamentos, especialmente para quem utiliza água de reservatórios e poços artesianos. Filtrar e ferver a água evita doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças.

A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, da seguinte maneira:

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS

Os alimentos devem ser mantidos devidamente acondicionados em latas ou recipientes fechados, fora do alcance de roedores, insetos e outros animais. Lavar frequentemente as mãos com água tratada antes de manipulá-los.

Alimentos in natura (legumes, verduras, frutas, carnes, ovos, grãos, cereais, etc.) que tiveram contato com as águas de enchente devem ser inutilizados, pois sofrem transformações quando em contato com elas e se contaminam facilmente. No caso de alimentos enlatados, esses também devem ser descartados quando as latas estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas.

MÓVEIS E RESIDÊNCIA

Se a enchente inundar as residências, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas, após as águas baixarem. Evite o contato da pele com água e lama de enchentes. Para isso, use sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas. Quando o contato da água for inevitável, a única forma de reduzir os riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Com a ocorrência de algum sintoma da enfermidade, procure uma unidade de saúde e relate ao profissional o contato com águas de enchente ou lama.

A lama residual das enchentes tem alto poder infectante e, nestas ocasiões, fica aderida aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirá- la – protegido com luvas e botas de borracha ou sacos plásticos duplos – com água e sabão, desinfetando a seguir com a solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na seguinte proporção: 400 ml de água sanitária para 20 litros de água

5.1 - CANTINHO DA SAÈDE - COMO LAVAR CAIXA DµGUA.jpg

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

.

6 - ALIMENTAÄ«O SAUDµVEL.jpg

Saiba como a alimentação ajuda na imunidade do seu corpo

 

 

Você sabia que a imunidade do seu corpo é fortalecida pela sua alimentação? Não? Pois este artigo é para você. Iremos te explicar tudo sobre como manter a imunidade do corpo alta, com alimentação regrada e nutritiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Morango:rico em vitamina C, o morango ajuda no fortalecimento das células de defesa do corpo.

  • Tomate: composto de vitamina A, é importante na manutenção da integridade das células do sistema imunológico.

  • Iogurte natural: tem probióticos importantes que auxiliam nas células do sistema imune.

  • Gengibre: fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antissépticas, antibacterianas.

  • Sementes de girassol: possuem grande quantidade de vitamina E, que ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas.

Você adoece com frequência? Basta uma simples chuva e já pega um grande resfriado no dia seguinte? Isso pode estar atrelado à imunidade. A baixa imunidade faz com que o corpo fique mais fragilizado e, assim, adoecemos com mais frequência.

Mas existem diversos alimentos que ajudam na melhora da imunidade e no equilíbrio do corpo. Uma alimentação equilibrada pode fazer com que você passe tempos sem pegar aquele resfriado.
E para manter a proteção do corpo contra esses sintomas, basta seguir uma rotina saudável, de alimentação e atividade física.

Entendendo o sistema imunológico

O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. É constituído por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra bactérias contidas no ar e vírus. Mas se a imunidade do corpo não estiver alta, esse sistema causa também diversos sintomas.

De acordo com a nutricionista Natássia Barros existem muitos nutrientes que desempenham funções na modulação da resposta imune do corpo.

A deficiência desses nutrientes acarreta disfunções imunológicas bem como o aumento da suscetibilidade a infecções, podendo inclusive afetar a eficácia de algumas intervenções terapêuticas.

FONTE: https://www.unimed.com.br/blog/alimentacao/como-manter- imunidade-alta

6.1 - ALIMENTAÄ«O SAUDµVEL - 5 ALIMENTOS.jpg

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

PROBLEMAS AMBIENTAIS BRASILEIROS

7 - PRESERVE O MEIO AMBIENTE.jpg

O Brasil, assim como qualquer país do mundo, enfrenta ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.

No dia cinco de fevereiro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional para tentar cumprir uma de suas principais promessas de campanha: a liberação da mineração em terras indígenas.

Dois anos e um mês se passaram sem que o projeto avançasse. Nos últimos dias, porém, o governo passou a usar invasão da Ucrânia por tropas russas como justificativa para acelerar a sua tramitação.
De um lado, o governo afirma que a aprovação da matéria pode acabar com a dependência do Brasil de fertilizantes importados de países como Rússia e Belarus, uma vez que haveria grandes reservas de potássio (matéria-prima do produto) em terras indígenas.

Do outro, lideranças indígenas e pesquisadores alegam que a guerra na Ucrânia é apenas um pretexto para abrir essas áreas para o setor da mineração como um todo e exploração indiscriminada de hidrelétricas. Liberação de mineração em terras indígenas aumentará área afetada em 22%, diz estudo. Levantamento mostra avanço da mineração em terras indígenas.

A invasão da Ucrânia pela Rússia começou no dia 24 de fevereiro e vem causando um rastro de destruição, mortes e gerando milhões de refugiados. De acordo com o levantamento mais recente da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 364 civis foram mortos, incluindo 25 crianças. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 1,5 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia em direção a países vizinhos. Para o Brasil, um dos efeitos práticos mais temidos dessa crise é a interrupção do fornecimento de fertilizantes agrícolas exportados pela Rússia. Segundo o governo, o Brasil é o quarto maior importador desses produtos no mundo.

O Brasil importa aproximadamente 85% dos fertilizantes que consome. Desse total, 23% é exportado pela Rússia e 3% pela Belarus, aliada do regime de Vladimir Putin. Especialistas afirmam que o solo brasileiro em regiões como o Cerrado, precisa do uso intensivo desses tipos de fertilizantes para serem mais produtivos.

Na sexta-feira (04/03), diante do agravamento da crise na Ucrânia, o governo russo recomendou a suspensão das exportações de fertilizantes produzidos no país.
O Ministério da Agricultura brasileiro emitiu uma nota informando que a recomendação ainda não estaria afetando o comércio do produto no Brasil. Mesmo assim, a ministra Tereza Cristina tem viagem marcada no final desta semana para o Canadá, outro grande produtor de fertilizantes.

É em meio a esse cenário, o governo vem tentando acelerar a tramitação do projeto que libera a mineração em terras indígenas.
Na segunda-feira (07/03), a liderança do governo na Câmara dos Deputados protocolou um pedido de votação do projeto em regime de urgência. Isso permite uma tramitação mais rápida.

O presidente Jair Bolsonaro disse esperar que o projeto seja aprovado pela Câmara dos Deputados até o final do mês de março. Para entrar em vigor, a matéria ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal e, depois disso, sancionada pelo presidente.

7.1 - PRESERVE O MEIO AMBIENTE - O MUNDO TORNOU-SE PERIGOSO.jpg

FONTE: https://www.google.com/search?q=meio+ambiente+hoje+no+brasil&rlz=1C1GCEU_ pt- BRBR988BR988&oq=MEIO+AMBIENT+EHOJE&aqs=chrome.3.69i57j0i13l2j0i13i30 j0i5i13i30l6.6541j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM

Na sessão “VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM”, escolhemos para este editorial o escritor, professor, apresentador e palestrante Leila Ferreira.

Leila Ferreira já atuou como repórter da Rede Globo Minas, foi colaboradora da Revista Marie Claire e do Jornal Estado de Minas e, durante 10 anos, apresentou o programa “Leila Entrevista” na Rede Minas e TV Alterosa (SBT) entrevistando mais de 1.600 pessoas, entre elas os escritores Sidney Sheldon e Isabel Allende, ambos na Califórnia, a rainha Silvia da Suécia, no Palácio Real de Estocolmo e o diretor cultural do Museu do Louvre, Jean Gallard, em Paris. No Brasil conversou com centenas de personalidades e pessoas anônimas com histórias para contar.

Com uma intensa bagagem que construiu ao longo de suas muitas entrevistas, encontros e viagens, Leila, atualmente, faz apresentações em todo o país sobre temas como felicidade, amor, gentileza (ou a falta dela), qualidade de vida, humanidade, leveza e o sentido da vida – assuntos também abordados nos livros que levam sua assinatura.

Reconhecida como uma das mais cativantes e competentes jornalistas e escritoras de Minas Gerais, Leila já lançou cinco livros: “Que ninguém nos Ouça”, “Mulheres – Por que será que elas...?”, “Leila Entrevista: Bastidores”, “Viver não dói” e o best- seller “A Arte de Ser Leve”, que já alcançou a marca de mais de 70 mil exemplares e acaba de ser publicado na Espanha.

Leila Ferreira é graduada em Jornalismo e Letras, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres.

8 - VAMOS SER MELHR QUE ONTEM - LIVRO VIVER jpg.jpg
8.1 - VAMOS SER MELHR QUE ONTEM - LIVRO A ARTE DE SER LEVE.jpg

FONTE: https://www.dialethoseventos.com.br/palestrante/1535/leila- ferreira?gclid=CjwKCAiAvaGRBhBlEiwAiY- yMB0A0Nfe9KMHvbjqJSrSmL_W6dXCpgxwhoZB2S4KGrylPfFbOCZQABoCyG8QA vD_BwE

EVENTOS

Ainda não voltamos à rotina normal de cursos e treinamentos, Estamos nos adequando à nova realidade para que nossos colaboradores continuem desempenhando suas tarefas com segurança, qualidade e compromisso com o cliente. Os cursos e treinamentos indispensáveis estão sendo disponibilizados em plataformas internas da empresa, grupos específicos de whatsapp e videoconferência.

Esperamos que, em breve tenhamos novos conteúdos para publicação.

Captura de Tela 2022-03-19 às 10.22.29.png
Captura de Tela 2022-03-19 às 10.22.36.png
Captura de Tela 2022-03-19 às 10.22.44.png

.

Captura de Tela 2022-03-19 às 10.23.40.png
Captura de Tela 2022-03-19 às 10.23.49.png

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.

.

.

.

.