Boletim informativo da Holos Consultores n. 60 - ano 16 - 01 Março de 2021

EDITORIAL

 

Tempo de Esperança.

E 2020 chegou ao fim. Sem dúvida, o ano mais difícil dos últimos tempos. Um ano cheio de medo, insegurança e desafios. Mas suportamos e superamos o primeiro momento. Agora, a fase é de esperança. Exatamente a um ano atrás eu não sabia sequer se estaria escrevendo este editorial. Assim como eu, o mundo estava encarando o maior medo da nossa geração em relação à saúde. Infelizmente em cenários de incertezas e medo, comportamentos oportunistas e desesperados podem emergir. Após um ano de especulação e várias versões de um mesmo assunto, soluções milagrosas, discordâncias políticas e econômicas, enfim, temos esperança. A vacina para o vírus mais temido da humanidade já é uma realidade. Uma prova de que podemos tudo se tivermos engajados num mesmo propósito e com um mesmo objetivo.

As mudanças comportamentais tanto num âmbito familiar, social e empresarial são inevitáveis. O que a princípio poderia ser apenas medidas preventivas temporárias tornou-se um hábito que deve permanecer por muito tempo. A dificuldade de se adaptar – como em qualquer mudança – foi enorme, mas nos adaptamos, nos reinventamos e saímos mais fortes e experientes depois dessa pandemia. Acredito que todo ser humano aprendeu alguma coisa com essa tragédia global. Por menor que seja, todos nós tivemos nosso momento de reflexão quanto ao que estamos vivendo e o que virá daqui prá frente. Quanto a mim, sinto-me grato por ter levado a situação a sério desde o início antecipando medidas preventivas na empresa e na vida pessoal, resguardando assim a saúde de todos os colaboradores da empresa, bem como dos meus familiares e amigos. Sinto-me grato por ter conseguido dirigir a empresa num momento tão delicado e apesar de tudo termos permanecidos fortes como indivíduo e como corpo empresarial. Como empresário, é uma gratificação imensa saber que de certa forma, fiz o certo num momento que dependia de soluções rápidas. Sei que ainda não acabou, mas sinto-me esperançoso porque apesar das perdas de muitos seres humanos, a grande maioria venceu e a solução é real. Assim como encaramos o desconhecido e vencemos, tenho esperança de que em breve toda população estará imunizada e mais preparada, uma vez que agora já sabemos o que enfrentamos. Devemos continuar com as medidas de higiene e saúde, nos expor o mínimo possível para que num futuro próximo possamos comemorar uma vitória tão importante para a humanidade. Sem dúvida, 2020 será um marco histórico, mas daqui para frente nós escrevemos essa história. Depende de cada um de nós continuar fazendo a nossa parte e acreditar sempre que não há mal que sempre dure e que juntos podemos vencer qualquer batalha.

Márcio José Soares Pinto.

 

Sócio Diretor

ENFOQUE

Leitura interessante para crescimento profissional.

O QUE ESPERAR DO TRABALHO NO FUTURO

A realidade do futuro do trabalho e da nossa sociedade vem sendo representada há muito tempo por filmes, séries, e até mesmo desenhos animados. Por isso, muitas pessoas pensam que o destino do mundo corporativo estará tomado por robôs e que os humanos sofrerão com o desemprego.

Que as máquinas ocuparão o lugar de mão de obra humana, isso não é novidade para ninguém. Entretanto, não são os empregos que vão deixar de existir: As atividades é que serão adaptadas e, dessa forma, dividiremos o espaço com a tecnologia.

Praticamente todas as profissões têm ocupações que podem ser automatizadas. Nessa realidade, é preciso enxergar os robôs como assistentes dos seres humanos nos processos de tomada de decisões. Ou seja, firmar uma parceria com a máquina.

Quais as principais mudanças na força de trabalho?

Embora a automação seja vista como elemento fundamental para empresas cujas funções tenham tarefas bastante repetitivas e um grande volume de dados para analisar, ainda existem muitas áreas em que a interação humana é crucial. A inteligência emocional do ser humano não pode ser descartada, já que é preciso interpretar e lidar com as informações coletadas.

A inteligência artificial é até capaz de gerar diagnósticos, contudo, ainda não consegue interagir com clientes, pacientes e demais tipos de consumidores da mesma forma que uma pessoa. Criatividade, empatia, simpatia e outros comportamentos humanos são insubstituíveis.

Outro fator que não pode ser ignorado é o crescimento da população de idosos. Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é que aumente a demanda de profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de saúde e demais profissões relacionadas.

Quais as tendências para o trabalho nos próximos anos?

Com o passar dos anos, o mundo corporativo foi impactado com as evoluções tecnológicas e as mudanças sociais. Globalização, envelhecimento da população e até as mudanças climáticas estão fazendo com que algumas profissões que não existiam comecem a aparecer.Entretanto, as tendências para os próximos anos não se resumem apenas às novas carreiras. O perfil do trabalhador e a maneira de se trabalhar também estão mudando. Algumas mudanças que já são uma realidade:

1. Ambientes remotos e home office produtivo

2. Conhecimento por meio do EAD – Ensino à distância

3. Capacidade de autogestão

 

Trabalhar por um propósito e não apenas por salário é uma das maiores, senão a maior das mudanças.

O salário já está perdendo a força no processo de retenção de talentos e a tendência é que essa prática se fortaleça. Isso significa que será dever do empregador encontrar um propósito para que o profissional faça parte da sua empresa e transmita isso a todo o quadro de colaboradores.

O engajamento das equipes se dará por uma causa, e não por um valor. Todos deverão acreditar na missão da empresa e envolver-se nela.

FONTE: https://www.mundorh.com.br/o-futuro-do-trabalho-pos-pandemia/

SEGURANÇA

Dicas de direção defensiva em dias de chuva

Veja como se proteger e evitar acidentes em dias de chuvas, cuidando de sua segurança e da dos demais motoristas

 

Dirigir em dia de chuva nunca é bom, mas pode ser que você tenha realmente um compromisso importante ou ainda esteja no trânsito quando a chuva começar. Veja então como é importante seguir algumas dicas de direção defensiva em dias de chuva e evitar qualquer tipo de acidente.

Cuidado com a aquaplanagem

O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, aquela poça bem rasa de água que fica sobre o asfalto e deixa o chão bem escorregadio e que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape. Para evitar qualquer problema em relação a esta armadilha nos dias chuvosos, além de diminuir a velocidade é bom ter em mente que seus freios devem estar em perfeito estado, bem como seus pneus.

Fique sempre de olho nos tamanhos das poças formadas nestes dias dando uma boa distância do veículo que está a sua frente e vendo a quantidade de água que espirra. Quando houver poça, mas não espirrar nada é sinal de aquaplanagem, então fique com a atenção redobrada.

Além deste perigo número um, há muitas coisas que pode fazer para dirigir com mais precaução nos dias de chuva. Veja só:

1 – Diminua a velocidade e acenda o farol baixo, mesmo se ainda estiver claro, pois isso facilita aos demais veículos verem que tem alguém passando e permite que enxergue melhor as poças e outros carros.

2 – Mantenha uma distância segura do veículo que está na sua frente. Além de ajudar em casos de verificar a quantidade e profundidade de poças, como dito acima, você evita colisões no caso de freadas bruscas. O recomendado é cerca de 10 metros, o que equivale a mais ou menos dois carros.

3 – Não se esqueça de ligar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador do para-brisas, que deve estar compatível com a intensidade da chuva.

4 – Nada de manobras duvidosas, então se ficar na dúvida se é possível passar em um ponto muito alagado, prefira mudar seu caminho a ficar parado no meio de um alagamento.

5 – Ande bem devagar para evitar freadas bruscas, pois isso pode ocasionar até engavetamentos e acidentes perigosos. Andando devagar consegue frear a tempo de ver alguma coisa ou de algum carro frear na sua frente.

6 – Nada de querer limpar o vidro com as mãos, pois isso só piora a visibilidade por deixar o vidro embaçado. Use sempre um pano limpo e próprio para isso. No caso de ter um ar condicionado, ligue-o e posicione o ar na direção correta. O ventilador do carro também ajuda. Caso o vidro já esteja embaçado quando for ligá-los, use sempre o ar quente.

7 – Na dúvida, sempre pare no acostamento quando a chuva estiver forte e em caso de neblina use as luzes de neblina ou o farol baixo também.

Não é preciso nem dizer que não se deve realizar ultrapassagens em dias de chuva, pois sua visibilidade é bem menor do que em dias comuns, mas vale aqui deixar este alerta para que fique atento e tenha atenção redobrada quando precisar usar seu veículo seguindo estas dicas de direção defensiva em dias de chuva.

CANTINHO DO AMIGO

Água contaminada pode causar leptospirose e bactérias são agentes de risco para doenças de pele

.

Se mesmo com as chuvas nesta época do ano você precisa sair de casa com seu cachorro – ou é pego desprevenido em outro dia no meio de um passeio -, é preciso estar atento ao bem-estar do animal. Além do risco de cão e tutor, contraírem leptospirose, a exposição a micro-organismos e bactérias pode causar doenças de pele.

“Ao serem expostos à chuva, os cães podem contrair bactérias, micro-organismos e parasitas e, assim, virem a desenvolver sintomas dessas enfermidades. Por isso, é muito importante mantê-los secos (caso se molhem) e com as medidas preventivas em dia, visando proteger a saúde do animal”, alerta Thaís Matos, veterinária da DogHero.

A seguir, a especialista dá cinco dicas para proteger seu bichinho de estimação em caso de contato com águas da chuva:

  1. Proteja o cachorro da chuva durante os passeios

Dependendo da rotina do tutor e do cão, os passeios são indispensáveis, principalmente para cachorros que fazem suas necessidades fora de casa. Para não ser pego desprevenido pela chuva, o tutor pode investir em um guarda-chuva específico para o animal. Mas, apesar de o item proteger o corpo do pet, as patas continuam expostas. Para evitar frieiras e outras doenças, é recomendado higienizar as regiões assim que voltar para casa. Se o bichinho se molhar completamente, seque-o assim que possível.

 

2. Não deixe o cão matar a sede em água parada

Para os cães, água é água e não é raro eles quererem matar a sede nas poças que encontram pelo caminho. Porém, ingerir água empoçada expõe os animais a diversos riscos, tais quais bactérias e parasitas, e ele pode até sofrer intoxicação se houver resquícios de pesticida ou gasolina no chão. Sendo assim, é muito importante que os tutores levem uma garrafa de água durante os passeios para hidratar o pet.

 

3. Fique de olho na pele dos pets e redobre a atenção com dermatites

Em um período intenso de chuvas, a umidade do ar aumenta, o que deixa a pele do cachorro mais sensível e facilita o aparecimento de dermatites. “Estratégias como manter o pelo aparado, bem penteado e seco impedem o desenvolvimento de doenças”, afirma Thaís.

 

4. Cuidado com o risco de leptospirose

Chuvas intensas podem provocar alagamentos em alguns pontos da cidade. Nessas situações, o cão não deve ter contato com a água, que pode estar contaminada e transmitir leptospirose. Para reforçar a proteção do cachorro, o tutor precisa vaciná-lo periodicamente a cada seis meses. Embora não sejam 100% eficazes, as vacinas V8 e V10 previnem a doença.

 

5. Atenção à frequência dos banhos e secagem dos pelos

Se o cachorro ficou exposto à chuva, o ideal é secá-lo assim que chegar a casa. E no verão, mesmo quando não há chuva, banhos em excesso somados a uma secagem inadequada são uma combinação arriscada. “A ideia de deixar o cachorro se secar naturalmente é complicada, principalmente para animais de pelos grossos. Há o risco de eles desenvolverem alergias e até mesmo em gripes”, diz a veterinária. Como a secagem é uma etapa fundamental, o uso de toalhas e secadores de cabelo é interessante, recomenda.

 

FONTE: https://emais.estadao.com.br/blogs/radar-emais/confira-cuidados-para-se-ter-com-os-caes-durante-as-chuvas/

.

CANTINHO DA SAÚDE

Como reinventar o cuidado com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores?

.

Em grandes empresas, a preocupação com saúde e qualidade de vida dos colaboradores caminha lado a lado com a busca por melhores resultados. Programas, campanhas e ações podem ser implantados para alcançar esse objetivo, e momentos desafiadores como o que estamos vivendo exigem uma abordagem diferenciada.

A pandemia do novo Corona vírus trouxe diversos desafios e manter corpo e mente em equilíbrio é um imperativo para quem quer navegar da melhor maneira por tantas incertezas.

 

Saúde e qualidade de vida: impactos e desafios da pandemia

pandemia impactou diversos aspectos no mundo todo. As pessoas se viram obrigadas a mudar radicalmente suas rotinas e relações sociais, tanto em família quanto no âmbito profissional. O espaço da casa e a companhia da família passaram a se misturar com a rotina do trabalho – de maneira inédita para tantos brasileiros.

Os problemas provocados por essa crise não se resumem à contaminação da Covid-19: Seus reflexos são percebidos na saúde mental e orgânica das pessoas. Os casos de depressão, por exemplo, praticamente dobraram, saltando de 4,2% para 8%.

É fundamental atentar-se a essa questão nesse momento, pois os trabalhadores estão vivendo uma fase delicada, com as pressões por resultados, cuidado com a saúde e a família, além do estresse em função das incertezas do futuro.

Muitos sentem dificuldade para se adequar ao novo sistema de trabalho, a novas ferramentas e tecnologias. Também pode ser complicado conciliar a rotina profissional e a pessoal dividindo a casa com outras pessoas, que têm suas próprias atividades e necessidades.

A importância de manter o foco na solução

Em momentos de crise, é natural que as pessoas mantenham foco nos problemas, e isso também acontece com as empresas. As companhias, no entanto, precisam ter boas estratégias para manter suas operações dentro do “novo normal” e o cuidado com as equipes faz a diferença em uma boa gestão.

É interessante encararmos essa fase como uma oportunidade de aprendizado que vai possibilitar o encontro de novos caminhos e estratégias. Dessa forma, será possível vencer esse período e outras adversidades que a empresa possa vivenciar no futuro.

A busca pela adequação ao novo normal proporciona maior conhecimento e a adoção de novas práticas, recursos e ferramentas que antes não faziam parte do seu dia a dia. O grande desafio de qualquer cenário é buscar sempre se inovar, pois uma pessoa ou um processo que não se movimenta, não evolui. Tudo na vida é uma construção e, independente da pandemia, o grande desafio é: sempre manter o olhar nas pessoas para atingir os melhores resultados.

Adequação de ações e programas em momentos de crise

É muito importante entender que, mesmo com o trabalho remoto, as especificidades e características de cada negócio, é possível proporcionar experiências de alto impacto positivo para os colaboradores.

Da mesma forma que as tecnologias são utilizadas pelos profissionais para desempenharem seu trabalho, as mesmas ferramentas podem ser exploradas para proporcionar bem-estar. Algumas sugestões:

  • Séries de vídeos educativos;

  • Desafios semanais para a prática de exercícios;

  • Aulas de ginástica laboral online;

  • Suporte psicológico à distância;

  • Materiais educacionais.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Benefícios da alimentação saudável e como fazer

Quando o assunto é higiene alimentar, vale o ditado: melhor prevenir que remediar. Em vez de ter que lidar com os desconfortos de uma intoxicação, os pais devem apostar em cuidados no manuseio e no preparo da comida. Confira algumas dicas para garantir a saúde de toda a família.

1. Escolha bem os alimentos

Ao comprar frutas e hortaliças, fique atento ao aspecto do produto. Partes amolecidas, alteração de cor, folhas e raízes murchas, cheiro ou consistência diferentes, perfurações ou enrugamento são sinais de que o vegetal não está bom para o consumo. Dê preferência para frutas e verduras da estação, assim você encontrará ingredientes mais frescos.

Já nos casos de produtos embalados, o cuidado também é essencial. Fique atento ao prazo de validade do alimento e se a embalagem está em perfeitas condições. Observe o local em que o item está armazenado e se há selos de garantia e registro.

Ao comprar frutas e hortaliças, fique atento ao aspecto do produto. Partes amolecidas, alteração de cor, folhas e raízes murchas, cheiro ou consistência diferentes, perfurações ou enrugamento são sinais de que o vegetal não está bom para o consumo. Dê preferência para frutas e verduras da estação, assim você encontrará ingredientes mais frescos.

Já nos casos de produtos embalados, o cuidado também é essencial. Fique atento ao prazo de validade do alimento e se a embalagem está em perfeitas condições. Observe o local em que o item está armazenado e se há selos de garantia e registro.

2. Lave-os adequadamente

É importante que você tenha o costume de lavar os alimentos trazidos da feira ou do supermercado. Eles estão expostos a uma série de bactérias e podem causar problemas como.

3. Refrigere, mas fique atento.

Os produtos que demandam refrigeração - geralmente aqueles que tendem a estragar mais rápido - devem ser guardados na geladeira logo após a compra. Algumas frutas e hortaliças também devem ser resfriadas, a fim de evitar ressecamento ou apodrecimento.

Mas atenção: na própria geladeira pode haver proliferação de micro-organismos. Portanto, é fundamental que você mantenha o local sempre limpo e evite o excesso de produtos.

4. Tenha cuidado com comidas prontas

Especialmente em tempos de rotina agitada, os lanches prontos são uma opção prática, mas é preciso ter cuidado com a procedência desses artigos. Evite, por exemplo, comprar em estabelecimentos desconhecidos, que aparentem falta de higiene alimentar ou descuido com o manuseio da mercadoria Pegar dinheiro e lidar com a comida ao mesmo tempo já é uma atitude ruim.

FONTE: https://consultoradealimentos.com.br/boas-praticas/higiene-e-manipulacao-de-alimentos/

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

Dicas de Como Podemos Ajudar o Meio Ambiente

A preocupação com a questão ambiental tem se intensificado cada vez mais e sua importância e impacto tem sido tema de discussões mundiais em reuniões de organizações e governos, debates, simpósios e congressos. Precisamos cada vez mais mudar nossos hábitos e preservar o meio ambiente a fim de deixar um mundo melhor para as futuras gerações de forma que não enfrentem grandes dificuldades com a escassez de recursos naturais como a água, por exemplo.

 

Vejamos algumas dicas do que podemos fazer para ajudar o meio ambiente:

 

  • Não jogar nada fora sem tentar antes doar para alguém que possa dar uma nova vida aquele objeto, como roupas, livros, sapatos e brinquedos, por exemplo;

  • Procurar fazer compras no comércio local e de preferência em lugares que busquem preservar o meio ambiente durante o processo produtivo;

  • Quando sair de um cômodo apagar a luz e desligar tudo o que estiver consumindo energia elétrica;

  • Descartar os resíduos em lugares adequados, como por exemplo, aparelhos eletrônicos, pilha, entre outros. Tudo o que é possível reciclar contribui para preservação do meio ambiente;

  • Troque os copos plásticos do escritório por uma caneca;

  • Poupe água de todas as formas, desde a lavagem da louça até ao banho. Escove dentes com torneira fechada, não lave calçada, apenas use a vassoura, passe pano molhado para não lavar e não demore no banho;

  • Separe os resíduos (papel, plástico, metal, vidro) de forma correta e coloque-os na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro;

  • Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os que possuem baixo consumo de energia;

  • Respeite os períodos de proibição da pesca;

  • Não compre, nem tenha animais silvestre em casa;

  • Preserve a vegetação nativa. Não desmate. Não coloque fogo;

  • Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização;

  • Armazene água da chuva para lavar calçadas e tudo mais que for possível;

  • Não jogue óleos lubrificantes ou de cozinha na sua rede de esgoto;

  • Use menos o carro, procure ir a pé a trajetos curtos ou de bicicleta.

VAMOS SER MELHOR QUE ONTEM

Nossa sessão “EVENTOS” ainda está suspensa. Acreditamos que em breve tudo isso vai passar e poderemos compartilhar com todos nossos cursos, treinamentos e confraternizações. Enquanto isso não acontece, resolvemos aproveitar o espaço para deixar algumas sugestões de nomes influentes nas mídias sociais que são de grande importância para o crescimento pessoal e profissional de todos. Em cada editorial selecionaremos um nome e uma breve biografia.

Neste Editorial a sugestão é um dos mais renomados palestrantes do país: Eduardo Tevah.

 

Eduardo Tevah reúne a vivência prática como gestor e consultor de grandes empresas nacionais e internacionais com o aprendizado contínuo em centros da Europa e dos Estados Unidos. É escritor, autor de cinco livros com 300.000 exemplares vendidos, lidos hoje em mais de 20 países. Entre eles, a [R] EVOLUÇÃO e OS DIFERENCIAIS DAS PESSOAS DE SUCESSO, duas obras que valem a pena serem lidas.

A (R) EVOLUÇÃO – Uma jornada em busca do crescimento profissional e pessoal

O que você precisa fazer em vida: uma evolução ou uma revolução? Nessa linda história você vai poder refletir em que aspectos você pode crescer tanto profissionalmente como pessoalmente.

OS DIFERENCIAIS DAS PESSOAS DE SUCESSO

 

Um grande sucesso em vendas, esta obra conduz a uma reflexão sobre o que leva uma pessoa ao verdadeiro sucesso. Conheça ações efetivas que podem ajudar você a realizar com excelência a sua jornada profissional e pessoal.

FONTE: https://www.eduardotevah.com.br//

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.

.

© 2018 Holos Consultores