© 2018 Holos Consultores

Boletim informativo da Holos Consultores n. 54 - ano 14 - 01 Setembro de 2019

EDITORIAL

 

O ambiente de inovação não é algo que acontece automaticamente nas empresas, apesar de ser um conceito tão abordado atualmente. O primeiro ponto é que o líder realmente eficiente é aquele que cumpre na prática aquilo que prega. Além de romper as barreiras do modelo arcaico e ser o primeiro a dar o exemplo. A liderança da HOLOS CONSULTORES se desafia sempre e segue na busca da excelência e qualidade. Nessa busca, entende que, por mais que o desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias utilizadas nos diversos setores da empresa sejam importantes para um trabalho de qualidade, a ferramenta humana sempre será o seu maior investimento.

Pensando assim, investe em seus colaboradores, capacitando-os pessoal e profissionalmente para que sejam líderes dentro de cada setor da empresa.

“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.”

Klaus Balkenhol, cavaleiro alemão.

Márcio José Soares Pinto.

Sócio Administrador

PARA REFLETIR:

“Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come.”

Victor Hugo

ENFOQUE

 

Leitura interessante para crescimento profissional...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você comete vários erros diferentes, está aprendendo. Mas, se comete os mesmos erros mais de uma vez, você está perdendo tempo. As pessoas bem-sucedidas aprendem com seus erros imediatamente e não os repetem.

Manter um arquivo ou registro de “lições aprendidas” é uma maneira de evitar cometer o mesmo erro duas vezes. Sempre que algo der errado, pare e pense por um minuto nas razões desse fracasso. Você identifica algum padrão? Se não tiver certeza do que deu errado, talvez seja prudente pedir conselhos a alguém de sua confiança. Analisar seus equívocos vai remover uma parcela do desconforto em relação ao que aconteceu, dar a você um sentido de controle da situação e ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro. Sempre que se preparar para uma reunião, compromisso ou apresentação importante, relembre as lições aprendidas com erros passados.

Se você comete erros, isso mostra que está tentando coisas novas e está crescendo com essas experiências. Não se puna por isso. Aprenda rapidamente e siga em frente.

FONTE:https://sucesso.powerminas.com/vida-corporativa-nao- viva-se-queixando/

 

“É preciso encontrar o que você ama” – Steve Jobs

SEGURANCA

O Diálogo de Segurança geralmente é conduzido por gestores, técnicos ou engenheiro do trabalho. Durante a conversa, são expostos temas de interesse coletivo. Os DDS podem abordar desde a Política de Segurança até o âmbito ocupacional da empresa. Neste sentido, pode envolver a preparação do ambiente de trabalho, manuseio de equipamentos/cargas, cuidados na rotina, técnicas de primeiros socorros e análises de riscos.

O DDS é uma conversa, muitas vezes informal, que ajuda a criar uma atmosfera segura para todos os envolvidos. Isso pode criar uma integração ainda maior entre os colaboradores, até mesmo aqueles que não têm um contato direto, aumentando o trabalho em conjunto da equipe, além do objetivo primário de diminuir o risco de acidentes.

A falta de conhecimento ainda é um dos principais fatores para os acidentes de trabalho. Isso pode ocorrer em duas fases: Não conhecer os riscos envolvidos na atividade que está sendo feita, ou em não ter ciência das melhores formas de lidar com um determinado problema, caso ele ocorra. Esse é o principal ponto do DDS. Trazer conteúdo e uma lembrança diária do que se espera do profissional dentro do ambiente de trabalho, no quesito da segurança. É uma forma de garantir que todos estejam cientes dos riscos e deveres.

Os resultados costumam envolver mais comprometimento dos colaboradores com a política de segurança do trabalho, redução de acidentes, melhora nos índices e ampliação da produtividade nos setores envolvidos. Com isto, é possível aumentar o nível de satisfação e segurança dos colaboradores.

FONTE: https://ww2.soc.com.br/2017/01/dialogo-diario-de- seguranca-importancia-para-empresas/

DDS – CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CEROL NA TEMPORADA DE FÉRIAS DE JULHO/2019
EQUIPE SUL DE MINAS

DDS – PALESTRA SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA EQUIPE RECIFE

CONHECENDO MELHOR

ÉTICA - Nossos valores são pautados primeiramente em ÉTICA, porque só com valores morais e princípios, poderemos ter um equilíbrio e bom funcionamento não só na empresa, como no âmbito social. Tratar com respeito, compromisso e lealdade os clientes, fornecedores e colaboradores são uma prática em constante avaliação por meio da empresa.

.

CANTINHO DO AMIGO

COMO TRATAR SEU PET DE CARRAPATOS E PULGAS.

Os carrapatos e pulgas são parasitas que se alimentam do sangue dos animais e podem transmitir doenças graves tanto para seus pets quanto para os seres humanos.

Aproveite os momentos de brincadeiras, carinho, escovação e banhopara fazer uma inspeção criteriosa no seu animal e eliminar esses parasitas assim que eles aparecerem.

Os carrapatos no geral são parasitas maiores que as pulgas e se locomovem lentamente, por isso são mais fáceis de serem localizados e podem provocar nos cães Babesiose canina, Erliquiose canina nos seres humanos, febre maculosa e doença de Lyme (Borreliose).

Forma de tratamento prevenção:

Ao identifica um carrapato em seu animal você mesmo pode retirá-lo imediatamente. Para isso use luvas e pinça evitando assim a contaminação pelo sangue ingerido pelo parasita. O ideal é colocar o parasita em um recipiente com álcool para matá-lo. Não aperte o carrapato e também não o jogue diretamente no vaso sanitário, pois ele não irá morrer e poderá continuar infectando outros animais.

Ao contrário dos carrapatos, as pulgas são pequenas e se movimentam muito rapidamente. Elas possuem a capacidade de saltar e a saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal, desencadeando um prurido (coceira) muito intenso, queda de pêlos, feridas, descamação na pele e mau cheiro. Pode-se desenvolver uma infecção na pele (piodermite). Além disso, a infestação prolongada por pulgas podem causar também verminoses (diarreia), anemia e stress, e em muitos casos transmissões de vírus.

Forma de tratamento e prevenção:
O tratamento é feito com antialérgicos e antibióticos com cicatrizantes. Como em qualquer outra alergia, não existe cura, apenas o controle. Os animais que desenvolvem a dermatite alérgica apresentam os sinais mesmo com pequenas infestações por pulgas, assim, o combate ao parasita tem que ser intenso e é o único meio de se controlar as doenças.
Além da desinfecção dos pets, é importante manter o ambiente limpo e realizar dedetização periódica do ambiente.

https://caocidadao.com.br/dicas/como-proteger-seu-pet-de-pulgas-e-carrapatos/

EVENTOS

 

EQUIPE HOLOS MATRIZ NO 6o CONGRESSO BRASILEIRO DE

LIDERANÇA E INOVAÇÃO – CAMPINAS – SP AGOSTO/2019

CANTINHO DA SAÚDE

ENTREGA DO PRÊMIO MELHOR ÍNDICE DE CODIFICAÇÃO EQUIPE RECIFE

REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR CONTRATO – AGOSTO/2019 EQUIPE SUL DE MINAS

04/10 – DIA DA MEDICINA DO TRABALHO/MÉDICO DO TRABALHO

No dia 4 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia do Médico do Trabalho, especialidade médica que luta pelo direito de o trabalhador exercer suas atividades em um ambiente de trabalho seguro e saudável, digno e decente. Essa foi iniciada pelo médico italiano Bernardino Ramazzini ainda no século XVII. Ele escreveu o livro “As Doenças dos Trabalhadores” e seu interesse pelo tema se deu ao observar um operário que limpava a fossa de sua casa. Ao examiná-lo, constatou uma avançada inflamação nos olhos e descobriu que a enfermidade afetava muitos trabalhadores que exerciam aquela atividade.

“É uma das especialidades médicas que mais atua de maneira transversal em relação às demais. As competências, habilidade e atitudes dos médicos têm sido aperfeiçoadas nos últimos tempos”, destaca a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMAT), Márcia Bandini.

Desde 1968, a ANAMT, sociedade civil de caráter científico e profissional sem fins lucrativos, congrega e coordena a atuação conjunta de profissionais interessados na promoção da saúde dos trabalhadores. Entre seus pilares fundamentais estão a defesa da saúde do trabalhador, o aprimoramento e a divulgação científica, a defesa e a valorização profissional, além da promoção da educação continuada. A entidade organiza periodicamente eventos que discutem os principais assuntos ligados à especialidade.

Estão em atuação no Brasil, mais de 12 mil médicos do trabalho, o que coloca a especialidade como uma das mais atuantes no país de acordo com a Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). Deste total, mais de dois mil médicos têm o título de especialista emitidos pela ANMAT e Associação Médica Brasileira (AMB).

FONTE: Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANMT

.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Dia Mundial da Alimentação

O Dia da Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro em diversas partes do mundo. A comemoração teve início para alertar sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”. Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, dentre outros.

Segundo a Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos têm direito à alimentação. Porém, sabemos que muitos ainda passam fome e sofrem com carências nutricionais. Esse problema tem gerado um grande impacto na saúde de milhares de pessoas.

Os dados do IBGE, estimam que no Brasil cerca de sete milhões de pessoas convivem com a “insegurança alimentar grave”. No mundo, seriam 805 milhões de pessoas em estado de subnutrição.

Origem da Data

A data foi criada para assinalar a fundação da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação” (FAO-Food and Agriculture Organization), fundada em 1945.

Seu principal objetivo é elevar os níveis de nutrição mundiais. Estabelecido pela ONU em 1979, o Dia Mundial da Alimentação ocorre em mais de 150 países no mundo, desde 1981.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente e Preservação Ambiental

O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem.

Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.

A preservação do meio ambiente faz parte dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

O seu objetivo é incitar nos estudantes a importância de preservar o meio ambiente e os problemas causados pela intervenção humana na natureza.

Qual a diferença entre Preservação e Conservação Ambiental?
Os termos preservação e conservação ambiental são constantemente confundidos. Porém, cada um deles possui um significado e objetivos diferentes.

Preservação Ambiental: É a proteção sem a intervenção humana. Significa a natureza intocável, sem a presença do homem e sem considerar o valor utilitário e econômico que possa ter.

Conservação Ambiental: É a proteção com uso racional da natureza, através do manejo sustentável. Permite a presença do homem na natureza, porém, de maneira harmônica.

Curiosidades

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho, data inspirada na “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972.

O Dia do Combate à Poluição é comemorado no dia 14 de agosto.

 

FONTE:https://www.todamateria.com.br/tudo-sobre-meio-ambiente/

HOLOS CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Rua Silva Ortiz, 223 – Floresta, Belo Horizonte, MG – CEP: 30150-130

Telefone: (31)3267-5300

E-mail: holosconsultores@holosconsultores.com.br

Sócio-diretor: Márcio José Soares Pinto

Diretor executivo: Celso Antônio Advíncula Vitor

Responsável boletim Holos IN: Conceição Aparecida da Silva

Ajude-nos a melhorar, mande sua opinião e sugestão sobre o Holos in, através do nosso site: www.holosconsultores.com.br, do nosso e-mail holosconsultores@holosconsultores.com.br ou pelo telefone (31)3267-5300.